NOTÍCIAS


28/09/2012

Pesquisador do IZ participará do II International Symposium on Integrated Crop-Livestock Systems 2012

Pesquisador do Instituto de Zootecnia da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (IZ/APTA/SAA) Valdinei Tadeu Paulino participará do II International Symposium on Integrated Crop-Livestock Systems 2012 que acontecerá em Porto Alegre no período de 8 a 12 de Outubro.

 

O trabalho intitulado “Liming and gypsum on Brachiaria biomass production and nutritive value in the integrated crop-livestock system” tem como meta atender os objetivos do Simpósio; identificar e quantificar os processos ambientais, ecológicos e agronômicos que desempenham papel na proteção do meio ambiente, cumprindo metas de produção, e aumentando a biodiversidade e outros serviços ambientais resultantes de sistemas de integração lavoura-pecuária; analisar como os sistemas de integração lavoura-pecuária podem tornar-se integrados em diferentes escalas espaciais (campo, fazenda, paisagem, região, etc.), por meio de sistemas de gestão robustos, e avaliar esses sistemas e seus componentes por meio de abordagens com múltiplos critérios; comparar e contrastar diferentes tipos de integração lavoura pecuária em diferentes eco-regiões, promover o intercâmbio de experiências entre regiões, e definir os princípios comuns subjacentes entre os sistemas; analisar a dinâmica da lavoura-pecuária em nível territorial / regional e avaliar as influências da política, dos mercados, das cadeias alimentares, e a necessidade dos agricultores por flexibilidade e segurança; e desenvolver novos paradigmas, novos métodos e novos sistemas organizacionais para promover sistemas de integração lavoura-pecuária bem sucedidos em nível de território, incluindo aspectos políticos e de marketing.

 

O “II Simpósio Internacional em Sistemas de Integração Lavoura – Pecuária (ILP) 2012 reunirá cientistas e especialistas de todo o mundo para apresentar e discutir os avanços nas áreas de pesquisa em ILP.

 

A justificativa da participação do pesquisador do IZ no Simpósio é devido à intensificação da produção agrícola que tem sido acompanhada não somente pelo aumento na aplicação de insumos não renováveis, mas também pela demasiada simplificação dos sistemas agrícolas em todos os níveis de organização (campo, fazenda, paisagem, região, etc.). A especialização da agricultura e a segregação de atividades de lavoura e pecuária leva a uniformidade de sistemas de manejo e de uso da terra em níveis locais e regionais. Isso limita o pré-requisito das interações espaciais e temporais entre os diversos sistemas que serve para regular os ciclos biogeoquímicos, mitigando fluxos ambientais e diversificando os habitats e as cadeias tróficas para biodiversidade. Em contraste, a diversificação agrícola, por meio de sistemas de integração lavoura-pecuária, ajuda a manter o elevado grau de diversidade imprescindível para suportar sistemas agrícolas com manejo intensivo, necessários para alcançar segurança alimentar e limitar a degradação ambiental, ou mesmo recuperar a qualidade ambiental, em alguns casos. Além disso, a diversificação do uso da terra e dos sistemas de manejo por meio de novos e melhores sistemas de integração lavoura-pecuária poderia ser uma forma de adaptação da agricultura às mudanças climáticas.

 

Este II Simpósio Internacional sobre sistemas de Integração Lavoura-Pecuária será dedicado essencialmente aos aspectos científicos e de pesquisa, mas também está aberto para participação e discussão com as instituições de desenvolvimento, organizações governamentais e não-governamentais, e instituições de ensino. O objetivo é criar redes de sinergias entre instituições de pesquisa e as partes interessadas em todo o mundo para o compartilhamento de conceitos, métodos e resultados por meio de troca aberta durante e após o Simpósio. Antecipam uma série contínua de simpósios sobre o tema e pretende-se manter sua continuidade, construindo conceitos de desenvolvimento e sustentabilidade agrícola, e criando oportunidades para a disseminação acelerada e conceitual de sistemas agrícolas sustentáveis no futuro.

 

Valdinei Tadeu Paulino possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1978) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é pesquisador VI, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Nutrição Animal e Pastagens e docente no Curso de Pós-Graduação em produção animal sustentável do Instituto de Zootecnia, APTA/SAA, responsável pela disciplina Ecologia de Pastagens. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação de Plantas Forrageiras, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo e recuperação de pastagens, gramíneas e leguminosas forrageiras, calagem, adubação e nutrição mineral. Atualmente desenvolve pesquisas em sistemas agropecuários, com enfase em pastagens, medidas da emissão de gases de efeito estufa e sequestro de carbono.

 
 

LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.

TATIANA KAWAKAMI – Publicitária.
Assessora de Comunicação Institucional e Imprensa - IZ

Fone: (19) 3466.9434 
E-mail: 
lisley@iz.sp.gov.br 

www.iz.sp.gov.br 

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)
Rua Heitor Penteado, 56
CP 60 CEP 13460-000
Nova Odessa (SP)
 

Acompanhe a Secretaria: 
www.agricultura.sp.gov.br 
www.twitter.com/agriculturasp 
www.flickr.com/agriculturasp 
www.youtube.com.br/agriculturasp

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir