08/10/2012

IZ participará da 55ª Semana

Diretor do IZ, João Demarchi, fará palestra sobre Integração Lavoura-Pecuária. A secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Mônika Bergamaschi, transfere seu Gabinete para a sede da Esalq – Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba. A mudança ocorre todos os anos como parte das comemorações da Semana Luiz de Queiroz.

O Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura Abastecimento de São Paulo, estará presente, na 55ª Semana "Luiz de Queiroz”, nos dias 10 e 11 de outubro, juntamente com os Institutos da APTA, no estande da Secretaria e irá difundir a tecnologia gerada na área agropecuária através das publicações técnicas editadas pelo Instituto. Nestes dois dias também serão apresentados painéis de discussão. No dia 11, às 14 horas, o diretor do IZ participará do tema “Empreendedorismo na gestão da atividade agrícola e preservação do espaço rural: Boas práticas agropecuárias, lucratividade e sustentabilidade”.

O diretor do IZ, pesquisador João José Asumpção de Abreu Demarchi, falará sobre o programa Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF) no estado de São Paulo. O painel tem por objetivo abordar as Boas Práticas Agropecuárias, mostrando os cuidados necessários na gestão das atividades agrícolas, especialmente em relação à conservação do solo, da água e dos aquíferos, que caracterizam o correto ordenamento e a preservação do espaço rural. O moderador do painel será José Luiz Fontes da ALESP; o relator é Geraldo Sant'Ana de Camargo Barros da ESALQ e os painelistas serão Flavio de Carvalho Pinto Viegas/Copercitrus; João Brunelli Junior/CATI; João José Asumpção de Abreu Demarchi/IZ-APTA; e Marcos Farath/COPLACANA.

A ideia é prover o acesso ao conhecimento e adequada organização da produção no Estado de São Paulo e em outras entidades de outros Estados. Segundo os organizadores dos painéis, a ideia é promover ações com vistas a ganhar eficiência e produtividade, assegurando a melhor qualidade do terreno agrícola, sem prejuízo ao meio ambiente; obter produtos de melhor qualidade, mais saudáveis, inócuos e não nocivos ao ambiente; melhorar as condições de trabalho dos produtores, de suas famílias e funcionários; e, adaptar seus sistemas de produção para uma agricultura sustentável, segura e ecologicamente correta.

Integração Lavoura-pecuária - Os sistemas ILPF buscam a sustentabilidade da produção animal, tanto econômica, quanto social e ambiental. Segundo Demarchi, as ações, obrigatoriamente, demandam de uma maior integração entre os institutos de pesquisa da APTA, entre as coordenadorias de pesquisa (CATI e CDA) e entre as diversas instituições de pesquisa e ensino. “Essa relação está em andamento – as instituições e coordenadorias já iniciaram os primeiros encontros para discutirem o projeto”, ressalta.

“Pois a multidisciplinaridade é fator condicionante para o sucesso e obtenção de novas tecnologias a serem aplicadas a estes sistemas integrados”, afirma Demarchi. “Esse é também o foco do curso de pós-graduação do IZ em Produção Animal Sustentável”.

Exposição - No estande da SAA, o IZ levará ao público informações sobre pecuária de corte e leite e ovinocultura, mediante pesquisas em melhoramento genético de forrageiras; forragicultura e pastagens; produção animal a pasto; reprodução; etologia e ambiência; produção e qualidade de carne e leite; atividades silvipastoris; produção de sistemas inteligentes para pesquisa e gerenciamento de dados. Toda a tecnologia difundida pelo Instituto visa a maior produtividade e qualidade das cadeias produtivas e seus derivados.

Os projetos de pesquisas do IZ atendem aos Programas do Governo, visando o desenvolvimento do agronegócio paulista e brasileiro, e estabelecendo um compromisso mais forte com seus usuários, solucionando os problemas do dia a dia do produtor rural.

ESALQ - A Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" comemorará, de 08 a 13 de outubro de 2012, a 55ª Semana "Luiz de Queiroz", reverenciando a memória de seu patrono. De acordo com informações da Esalq, o evento tem o objetivo de reunir engenheiros agrônomos, acadêmicos de agronomia e agricultores, para estabelecer maior intercâmbio técnico e científico e para debater problemas afetos ao setor. É um evento cultural e de extensão acadêmicos, que também visa fomentar maior integração de representantes do setor público e do setor produtivo.

Foram organizados estandes de exposição e painéis de discussão, segundo o site da Esalq, onde serão tratados temas atuais e representativos do sistema agroindustrial que visam, sobretudo, contribuir para facilitar o acesso a políticas públicas, ao conhecimento e oportunidades existentes; fomentar a difusão de tecnologias e estimular a discussão dos problemas que enfrentam os agricultores, profissionais do setor e demandas da formação com preparo direcionado às oportunidades profissionais.

LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.

TATIANA KAWAKAMI - Publicitária
Assessora de Comunicação Institucional e Imprensa - IZ

lisley@iz.sp.gov.br

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)