#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


NOTÍCIAS


20/02/2013

Pesquisadores do IZ transferem conhecimento científico para Universidade

O conhecimento científico gerado no Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, através de relevantes estudos dos pesquisadores do IZ, tem sido difundido diretamente em Universidades. Foram ministradas aulas no curso de Pós-graduação da Unesp/Jaboticabal sobre “Comportamento animal: enfoque de Sistema”.

Os pesquisadores, doutores, do Centro de Bovinos de Leite do IZ, Luis Alberto Ambrósio e Luciandra Macedo de Toledo, focaram nas aulas práticas e teóricas a construção de modelos conceituais e computacionais conforme os princípios da Teoria Geral de Sistemas e o Método de Dinâmica de Sistemas aplicados aos problemas complexos do comportamento animal.

Para Ambrósio, a atividade permite ao pesquisador difundir os conhecimentos gerados para um público altamente especializado que, futuramente, “exercerão atividades profissionais de ensino e pesquisa”.

Luciandra disse que ministrar essa disciplina favoreceu a “oportunidade de aprender sobre o tema dos trabalhos desenvolvidos nas mais diversas áreas do comportamento animal”. “Por ser uma instituição pública de grande reconhecimento, fortalece o intercâmbio de informações e contatos profissionais entre o IZ e a Unesp de Jaboticabal.”

“Os alunos foram capacitados para interpretar trabalhos com aplicação do enfoque sistêmico na pesquisa, além de construir o modelo conceitual da dinâmica dos sistemas abrangidos por sua área de atuação e capacitados a construir pequenos modelos computacionais da dinâmica dos sistemas de comportamento animal”, detalhou Ambrósio.

Os pesquisadores Ambrósio e Luciandra atuam na área de zootecnia e as pesquisas “estão direcionadas para o estudo do comportamento e bem-estar de bovinos”. “O objetivo é detectar os problemas de manejo e entender as estratégias que esses animais utilizam para se adaptar aos diversos sistemas de manejo utilizados nas propriedades rurais”, detalhou Luciandra.

O curso foi ministrado para 18 alunos da Unesp de Jaboticabal. Segundo Ambrósio, eles definiram os propósitos da modelagem do comportamento animal de acordo com “os problemas relacionados com os trabalhos de teses e dissertações de cada aluno”.

“Há a possibilidade ainda de parceria entre o IZ e a Unesp/Jaboticabal para publicação de artigos científicos, produzidos durante as aulas, na Revista Boletim da Indústria Animal (BIA) do IZ”, ressaltaram os pesquisadores.

 

LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.

Assessora de Comunicação Institucional e Imprensa - IZ

Fone: (19) 3466.9434
E-mail:
lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)
Rua Heitor Penteado, 56
CP 60 CEP 13460-000
Nova Odessa (SP)

Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir