NOTÍCIAS


10/04/2013

Pesquisadora do IZ participa de curso em seleção genômica bovina

 

"Algoritmos de computador em melhoramento animal, com foco especial na seleção genômica" foi o tema do curso que a Pesquisadora Maria Eugênia Zerlotti Mercadante do Instituto de Zootecnia (APTA/SAA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participou na Universidade de Padova, na Itália, em fevereiro.

 

A participação da pesquisadora foi de extrema importância para a condução das análises de avaliação genética de animais Nelore, do Centro APTA Bovinos de Corte, para eficiência alimentar, assim como na orientação e co-orientação de alunos da pós-graduação nesse tema.

 

O objetivo do curso foi fornecer aos participantes conhecimentos básicos e experiência prática com o assunto de estudos de associação de genes e previsão genômica no melhoramento animal. Segundo dados do evento, esta revolução já modificou radicalmente a quantidade de informação disponível em melhoramento genético animal. Algoritmos computacionais eficientes neste campo são necessários para pesquisa e aplicações práticas. Nos últimos anos, a criação de animais tem experimentado perspectiva nova e emocionante devido à entrada na era da genômica.

 

As palestras foram proferidas pelos professores doutores Ignácy Misztal e André Legarra. Os temas foram Introdução à família de programa BLUPF90; Seleção Genômica – Desequilíbrio de ligação; Modelos para seleção genômica; Modelos de avaliação Genômica – SNP normal (BLUP – SNP); PEL; Seleção Genômica – modelos para seleção genômica – SNP normal (BLUP – SNP) PEL; Modelos baseados em SNP para avaliação genômica; Método bayesianos; Parentesco genômico; Criação e manipulação das matrizes de parentesco genômico com preGSF90; GBLUP passo único (SSGBLUP); Formando as equações de modelos mistos de passo único controle de qualidade; GBLUP único passo para populações sob seleção e com dados multiraciais; Mapeando a associação ampla do genoma (GWAS); Incluindo fenótipos de parentes sem genótipos; Simulação de dados incluindo genômica, utilizando QMSim; e Experiência e o futuro da SSGBLUP.

 

Segundo Mercadante o curso foi muito interessante e proveitoso pela grande experiência teórica e prática dos professores. “Esses conhecimentos adquiridos serão úteis na condução das análises do projeto temático no IZ”.

 

O reflexo da condução de análises, incluindo dados genômicos é o aumento da acurácia do valor genético dos animais. “No caso específico dos animais Nelore do Instituto de Zootecnia, avaliados para eficiência alimentar, esse projeto e essas análises, considerando os dados genômicos são essenciais para estimar o valor genético do Consumo Alimentar Residual (CAR) com maior acurácia”, afirmou Mercadante.

 

Mercadante destacou que com isso a venda de reprodutores de alto valor genético para eficiência alimentar com menos erro possível, se reflete em progênies de melhor eficiência alimentar, melhorando o sistema de carne.

 

Maria Eugênia Zerlotti Mercadante é Zootecnista, mestre em Ciências Biológicas (Genética) e doutora em Ciência Animal e Pastagens. Pesquisadora Científica do IZ e docente no Programa de Pós-Graduação em Produção Animal Sustentável do Instituto de Zootecnia. Tem experiência na área de Genética e Melhoramento dos Animais, com ênfase em bovinos de corte - crescimento, reprodução animal, consumo alimentar, avaliação de carcaça por ultrassonografia, emissão de metano entérico, herdabilidade, correlação genética e mudança genética.

 

LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.

TATIANA KAWAKAMI - Publicitária
Assessora de Comunicação Institucional e Imprensa - IZ

Fone: (19) 3466.9434
E-mail:
lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)
Rua Heitor Penteado, 56
CP 60 CEP 13460-000
Nova Odessa (SP)

 

Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

 

 

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir