Tecnologias geradas pelos pesquisadores do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, são apresentadas na Zootec 2013. Foram expostos três trabalhos – “Comportamento de autolimpeza e infestação por carrapato em bovinos da raça Holandesa”, “Acidez e saturação por bases de um Neossolo Quartzarênico distrófico cultivado com Brachiaria submetida à calagem e adubação Nitrogenada” e “Qualidade do solo, estratificação do Carbono em diferentes sistemas de manejo”. A Zootec ocorreu em Foz do Iguaçu em maio.
Segundo a pesquisadora Cecília José Veríssimo o trabalho “Comportamento de autolimpeza e infestação por carrapato em bovinos da raça Holandesa”, desenvolvido no IZ, foi financiado pela FAPESP. “O comportamento de autolimpeza é fator importante para a resistência dos bovinos ao carrapato”, afirmou.
Veríssimo também participou do Workshop Genômica, bem como o “Simpósio Zootecnia do Futuro: Produção Animal Sustentável”, com palestras direcionadas para a Produção animal sustentável e Integração Lavoura, pecuária e floresta.
O pesquisador Valdinei Tadeu Paulino, levou dois trabalhos – “Acidez e saturação por bases de um Neossolo Quartzarênico distrófico cultivado com Brachiaria submetida à calagem e adubação Nitrogenada” e “Qualidade do solo, estratificação do Carbono em diferentes sistemas de manejo”.
Ele destacou que “a produção animal sustentável incrementa o desenvolvimento socioeconômico nacional, que depende da assessoria técnica de manejo e da conservação dos recursos naturais inseridos com as atividades pecuárias”.
Para o pesquisador a participação foi oportuna para a troca de conhecimento e atualização técnico científica, tanto de profissionais quanto de produtores rurais.
A pesquisadora Cecília José Veríssimo é veterinária, mestre e doutora em Zootecnia. Tem experiência nas áreas de Zootecnia e Medicina Veterinária Preventiva, com ênfase em Produção Animal e controle de doenças, atuando principalmente com bovinos em controle do carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus e mastite bovina; com ovinos em controle da verminose e mastite ovina.
O pesquisador Valdinei Tadeu Paulino é agrônomo, doutor em Agronomia em Solos e Nutrição de Plantas. Atualmente está no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Nutrição Animal e Pastagens, atuando principalmente com manejo e recuperação de pastagens, gramíneas e leguminosas forrageiras, calagem, adubação e nutrição mineral. Atualmente desenvolve pesquisas em sistemas agropecuários, com ênfase em pastagens, mensuração da emissão de gases de efeito estufa, sequestro de carbono e avaliação de biofertilizantes.