30/01/2014

Curso de Prática Continuada em Zootecnia promove palestra no Centro de Bovinos de Corte do IZ

“Medidas de comportamento em bovinos confinados” foi o tema da palestra promovida pelo Curso de Prática Continuada em Zootecnia (CPCZ), no Centro Avançado de Pesquisa em Bovinos de Corte, do Instituto de Zootecnia (IZ/Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. A palestra foi ministrada por Désirée Ribeiro Soares, mestre e doutoranda em Zootecnia, integrante do grupo ETCO da UNESP de Jaboticabal. O encontro ocorreu em Sertãozinho (SP), dia 24 de janeiro de 2014.

Segundo a pesquisadora do Centro, Joslaine Cyrillo, foram apresentados conceitos e etapas envolvidos na ciência do comportamento animal, como a definição das categorias comportamentais, variáveis estudadas e os métodos de registros.

Doutorando DésiréeDe acordo com a doutoranda, Désirée, a importância do estudo de Etologia Aplicada aos Animais de Produção se dá, principalmente, pela busca do entendimento do comportamento natural dos bovinos e suas relações com o ambiente que ele está inserido (recinto de confinamento e práticas de manejo, por exemplo). “Além disso, o estudo do comportamento animal pode ser utilizado como uma ferramenta multidisciplinar dentro do âmbito científico”.

Participaram alunos do CPCZ, mestrandos do curso de Pós-Graduação em Produção Animal Sustentável do IZ e estagiários do Grupo ETCO da UNESP de Jaboticabal, SP.

LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.
Assessora de Comunicação Institucional e Imprensa – IZ
lisley@iz.sp.gov.br

:
www.facebook.com.br/institutodezootecnia
www.twitter.com/iz_sp_gov_br

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)
Rua Heitor Penteado, 56
CP 60 CEP 13460-000