NOTÍCIAS


18/02/2014

Instituto de Zootecnia disponibiliza livro sobre o controle de carrapatos

No dia 15 de agosto de 2013 aconteceu no Instituto de Zootecnia, IZ (APTA/SAASP), em Nova Odessa, SP, o III Workshop Controle de Carrapatos, que neste ano teve como tema o controle na pastagem. Palestras versaram sobre o controle do carrapato-do-boi, bem como sobre o controle do carrapato do cavalo e da capivara (gênero Amblyomma). As palestras estão disponíveis neste livro que pode ser acessado no link http://www.iz.sp.gov.br/pdfs/1392745090.pdf.

 
A pesquisadora do IZ, Cecília José Veríssimo, é autora do primeiro capítulo do livro, “Fatores que afetam a fase de vida livre de carrapatos”. Em seguida, José Brites Neto, médico veterinário responsável pelo “Programa de Vigilância e Controle de Carrapatos” da Secretaria da Saúde do município de Americana, SP, egresso do curso de pós-graduação em Produção Animal Sustentável do IZ, escreve sobre a “Importância do Monitoramento Epidemiológio de Carrapatos em Região Endêmica para Febre Maculosa Brasileira”. O engenheiro agrônomo Carlos Alberto Perez, responsável pelo controle de carrapatos do gênero Amblyomma nos campus da USP de Piracicaba e Ribeirão Preto, apresenta “História de sucesso no controle de Amblyomma em área com  ampla circulação de pessoas”.

O carrapato Amblyomma é o principal responsável pela transmissão da febre maculosa, doença que pode ser fatal a seres humanos, e que vem causando problemas, incluindo mortes, em Campinas e região.

Isabele Angelo (professora UFMG), Dinalva Mochi (pós-doutoranda Unesp/Jaboticabal) e Caio Monteiro (doutorando UFRRJ) são autores de capítulos que versam sobre controle biológico desses carrapatos utilizando fungos ou nematóides entomopatogênicos, promissora forma de controle do carrapato sem os inconvenientes do controle químico.

Ao final, encontra-se o resumo de uma pesquisa, ainda em andamento, sobre o controle de carrapatos através da utilização da ureia  na adubação do pasto, trabalho orientado pelo emérito parasitologista, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Romário Cerqueira Leite.

Para aqueles que desejam obter mais informações sobre o controle do carrapato, boa leitura!

 

Texto: Dra. Cecília José Veríssimo // Tatiana Kawakami
Assessora de Comunicação Institucional
Fone: (19) 3466.9402
E-mail: tatiana@iz.sp.gov.br //veronica@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br


Redes sociais
:
www.facebook.com.br/institutodezootecnia
www.twitter.com/iz_sp_gov_br

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)
Rua Heitor Penteado, 56
CP 60 CEP 13460-000
Nova Odessa (SP)

Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp

 

 

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir