NOTÍCIAS


18/03/2015

IZ recebe a visita do Secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim

O Secretário conheceu as principais linhas de pesquisa desenvolvidas no Centro e os resultados de maior impacto, já alcançados.

O Secretário da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, em visita à região de Ribeirão Preto, foi conhecer o Centro de Pesquisa em Bovinos de Corte do Instituto de Zootecnia, em Sertãozinho/SP.

Arnaldo recebeu um rápido panorama da pecuária bovina de corte, conheceu a equipe de pesquisadores do Centro e alguns representantes de empresas parceiras nas pesquisas e comercialização de resíduos de pesquisas.

O Secretário também conheceu as principais linhas de pesquisa desenvolvidas no Centro e os resultados de maior impacto, já alcançados, pela equipe, como o Programa de Melhoramento Genético das Raças Nelore, Guzerá e Caracu e respostas diretas e correlacionadas à seleção para crescimento; Estudos de características de carcaça e qualidade de carne dos animais selecionados; Estudos de características reprodutivas dos animais selecionados, assim como estudos de qualidade e viabilidade de sêmen bovino; Estudos de eficiência na utilização dos alimentos pelos animais visando reduzir os insumos necessários para produção e aumentar a sustentabilidade do sistema; Estudos com o objetivo de quantificar a emissão de metano entérico pelos bovinos de corte.

Os trabalhos, desenvolvidos no IZ, são de grande relevância para a pecuária bovina nacional, pois estão diretamente ligados ao setor produtivo. Trazem respostas a problemas reais enfrentados pelos produtores e gera novas tecnologias com o objetivo de aumentar a produtividade, diminuir o ciclo de produção, usando insumos de maneira eficiente e produzindo o menor impacto possível ao ambiente.

Segundo a pesquisadora Sarah Bonilha, o Programa de Melhoramento Genético das Raças Nelore, Guzerá e Caracu, por exemplo, está em andamento desde 1976 e nesse período já produziu inúmeros animais que se destacaram em desempenho e foram utilizados como reprodutores em rebanhos das mais diferentes regiões do Brasil.

“Esses animais, chamados de Linhagem IZ, foram responsáveis por disseminar o trabalho de seleção realizado no Instituto de Zootecnia pelo rebanho bovino nacional, resultando em ganhos em desempenho e carcaça e ainda em encurtamento do ciclo de produção, já que um animal mais pesado atinge o peso de abate mais cedo”, ressalta Sarah.

Mais recentemente, estudos de eficiência no uso de alimentos têm permitido identificar os animais que necessitam de menor quantidade de alimento sem prejuízos em seu desempenho.

A identificação e multiplicação desses animais, de acordo com Sarah, “trará maior eficiência para o sistema produtivo, já que uma menor quantidade de insumos será necessária para a produção, também resultando em menor impacto ao ambiente”.

A visita do Secretário Arnaldo Jardim foi acompanhada pelo coordenador da APTA Orlando Melo de Castro, pela diretora do IZ Renata Helena Branco Arnandes, pelo diretor substituto do Centro Bovinos de Corte, Fábio Morato Monteiro, e pelos pesquisadores do Centro Leopoldo Andrade de Figueiredo, Maria Eugênia Zerlotti Mercadante, Cláudia Cristina Paro de Paz, Sarah Figueiredo Martins Bonilha, Flávia Fernanda Simili e Aníbal Vercesi Filho, da pós-doutoranda Roberta Canesin, por alunos do curso de Mestrado em Produção Animal Sustentável do IZ, que desenvolvem suas pesquisas na Unidade, além dos representantes da empresa parceira CRV Lagoa, Paul Vriesekoop, diretor-presidente e Gérson Sanches, gerente de departamento. O encontro ocorreu no final de janeiro.


Lisley Silvério (MTb 26.194)
Jornalista – Assessora de Imprensa
Instituto de Zootecnia
Secretaria de Agricultura e Abastecimento SP

Fone: (19) 3466.9434
E-mail: lisley@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Redes sociais
:
www.facebook.com.br/institutodezootecnia
www.twitter.com/iz_sp_gov_br

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)
Rua Heitor Penteado, 56, Centro, Nova Odessa (SP)
CP 60 | CEP 13460-000

Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp


 


 






Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir