Bulletin of Animal Husbandry
Volume: 30 - Número: 1 - Pg: 9-16 - Ano: 1973


Autores
P. G. da Cunha, M. I. Montagnini, E. A. Roverso e D. J. da Silva.


Estudo comparado entre grão de sorgo e grão de milho na engorda de bovinos em confinamento.
Resumo

O presente trabalho comparou dois tipos de rações para bovinos, uma contendo grãos de milho e outra grãos de sorgo, na percetagem de 42%. Os animais utilizados foram mestiços Santa Gertrudis x Zebu. O confinamento foi por um período de 112 dias, tendo por base experimental o delineamento de blocos ao acaso, dois tratamentos e 10 repetições. O ganho de peso diário e a conversão para a ração contendo milho foram de 1,225 kg e 1:8,05; para a ração contendo sorgo foram de 1,372 kg e 1:7,43. A análise de variância não evidenciou diferença significativa para o ganho diário, indicando um erro-padrão para as médias de 0,05 kg e um coeficiente de variação de 13,37%.


Comparative study between grain sorghum and grain com on fattening steers under confinement..
Abstract

Twenty Santa Gertrudis yearling bulls, fourteen months old, were used in a feed lot trial to test com and sorghum grain rations.

No significant differences in live weight gains were observed between treatments, but sorghum treatment showed a tendency for better results.

It is concluded that grain sorghum should be used instead of grain com, primarily due to drought resistence and higher yields per unit of area.


Íntegra (PDF)




Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir