#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


ARTIGOS


Produção de feno de capim-elefante em pequena escala

Autores
*Josiane Aparecida de Lima - josiane@iz.sp.gov.br / *Eduardo Antonio da Cunha - cunha@iz.sp.gov.br - *Pesquisadores do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA/SAA)

Resumo

Atender as exigências nutricionais dos animais é fundamental para que ganhem peso em tempo compatível com o sistema de abate. Sendo assim, o fornecimento de volumoso de boa qualidade é uma prática fundamental e deve ser cuidadosamente planejada para atender às necessidades do rebanho, em níveis adequados, para que os animais atinjam o peso ideal de abate em menor espaço de tempo. Essa estratégia certamente proporcionará viabilidade econômica ao setor pecuário, sendo necessário apenas possuir visão amplia e integrada do processo produtivo.

Uma das formas de garantir volumoso com boa qualidade o ano todo é a produção de feno durante a fase de crescimento das forrageiras (verão); porém, a produção convencional de feno exige a utilização de implementos específicos que, via de regra, possuem valor elevado. Uma forma de produzir feno, com excelente valor nutritivo para ser fornecido ao rebanho o ano todo e com custo baixo, é utilizar a produção de verão da capineira de capim-elefante. Essa espécie forrageira possibilita a produção de feno com excelente valor nutritivo e de forma econômica, pois não há necessidade de implementos específicos e caros; são necessários apenas alguns cuidados básicos: bom manejo da capineira, colheita do capim quando este estiver com idade adequada e desidratação e armazenagem em local adequado.

Íntegra (PDF)

Veja todos os artigos



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir