A pesquisadora Drª Cecília José Veríssimo do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), foi entrevistada ontem, 03/02/2010 pelo Canal do Boi no programa “Zebu para o Mundo” às 11h30.
A entrevista foi transmitida ao vivo pelo site oficial do programa e teve como tema principal a verminose em ovinos.
Veríssimo respondeu algumas dúvidas de produtores que enviaram mensagem de texto e também debateu sobre o assunto abordado.
Para a pesquisadora, poder contribuir com a ciência e conseqüentemente com os produtores é uma satisfação, pois consegue aplicar na prática os estudos que são realizados em pequenos ruminantes.
Segundo Veríssimo, a situação da resistência dos vermes aos anti-helmínticos está crítica, segundo levantamento feito no Estado de São Paulo, sob sua coordenação, em projeto que envolve pesquisadores da APTA, da Embrapa Pecuária Sudeste, e da Universidade Federal do Paraná. Este projeto tem por objetivo conhecer a situação atual da eficácia dos principais anti-helmínticos no controle da verminose em pequenos ruminantes no Estado de São Paulo. Segundo a pesquisadora, vermes resistentes a vários grupos de anti-helmínticos são encontrados no Brasil e em outros países que criam ovinos, tais como Austrália, Nova Zelândia e África do Sul.
O ZEBU PARA O MUNDO é transmitido pelo CANAL DO BOI, de segunda a sexta, ao vivo, das 11h30 às 12h30, o estúdio fica na Lagoa da Serra, em Sertãozinho/SP, Rodovia Carlos Tonani, km 88-fone 016 2105 2282.
A pesquisadora possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Zootecnia - Qualidade e Produtividade Animal pela Universidade de São Paulo (2008). Atualmente, é pesquisadora cientifica nível VI do Instituto de Zootecnia. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nas seguintes espécies e temas: bovinos: carrapato, e mastite bovina; ovinos: verminose e mastite ovina.
Publicado em 04/02/2010