#novembroazuloficial            #novembroazul


NOTÍCIAS


07/02/2011

Mastite causa grande prejuízo em ovelhas

É grande o prejuízo causado aos criadores pela inflamação das mamas (mastite) em ovelhas. É o que mostra trabalho realizado pelo Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, em Nova Odessa (SP), e pela Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP).
 

O trabalho foi realizado em rebanhos voltados para a produção de cordeiros para o abate. As ovelhas não eram ordenhadas e, mesmo assim, observou-se alta frequência da doença no rebanho. Verificou-se que a mastite clínica foi responsável por alta taxa de mortalidade dos cordeiros e que a presença de mastite subclínica e/ou crônica diminuiu significativamente o ganho de peso dos cordeiros.

Mastite subclínica é aquela que não apresenta sintomas clínicos evidentes, mas existem alterações no teste Califórnia Mastitis Test (CMT). Na mastite crônica, a ovelha apresenta nódulos duros na glândula mamária à palpação.
 

O trabalho “Prejuízos causados pela mastite em ovelhas Santa Inês”, de autoria da pesquisadora Cecília José Veríssimo (IZ), foi publicado na revista “Arquivos do Instituto Biológico” (v. 77, n.4, p. 583-591, out./dez., 2010). O artigo está disponível para leitura no site do Instituto Biológico (http://www.biologico.sp.gov.br/docs/arq/v77_4/verissimo.pdf).

 

 

 
Publicado desde 31/01/2011

 

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir