08/02/2011
IZ promove I Curso de Ultrassonografia no Diagnóstico Gestacional em Ovelhas (24 e 25 de fevereiro)
O Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realizará nos dias 24 e 25 de fevereiro de 2011, a partir das 8h00, em Nova Odessa (SP), o I Curso de Ultrassonografia no Diagnóstico Gestacional em Ovelhas.O encontro tem por objetivo ensinar, treinar e atualizar alunos e profissionais da Medicina Veterinária através de aulas teóricas e práticas da técnica de diagnóstico gestacional por ultrassonografia.
De acordo com os coordenadores Ricardo Lopes Dias da Costa e Eduardo Antonio da Cunha, pesquisadores do IZ, a reprodução na espécie ovina tem uma estreita relação com o sucesso e com o lucro na produção, sendo ainda mais importante, quanto mais se intensifica o sistema de criação. Dessa forma, o diagnóstico precoce da gestação, através da ultrassonografia, é imprescindível para um bem sucedido sistema intensivo de produção e, principalmente, para o desenvolvimento de programas acelerados de parição.
O pesquisador Ricardo Lopes Dias da Costa, abordará os aspectos relacionados às várias possibilidades de diagnóstico de gestação na espécie ovina e sua importância no sistema intensivo de produção. O Dr Cabral, da Nutricell, enfatizará os princípios físicos e interpretação da imagem ultrassonográfica. A parte prática (75% do curso) contará, ainda, com diversos aparelhos de diferentes modelos, animais em diferentes fases de gestação e vários monitores, com a intenção de que todos os alunos sejam bem instruídos.
O curso, com carga horária de 16 horas, oferece apenas 30 vagas. O investimento é de R$ 250,00 para profissionais e de R$ 200,00 para alunos (comprovante de matrícula).
O encontro será realizado no auditório e na Unidade de Ovinos do IZ, localizado na sede do IZ - Rua Heitor Penteado, 56, centro da cidade.
Para mais informações e inscrição acesse:
http://www.iz.sp.gov.br/evento.php?id=166
Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp
Veja todas as notícias