NOTÍCIAS


17/02/2011

IZ participa da III Etapa de Capacitação em Ovinocultura (24 e 25 de fevereiro)

O pesquisador Luiz Eduardo dos Santos, do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA) vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, participa nos dias 24 e 25 de fevereiro, no hotel Ferian, no Clube do Cordeiro e na fazenda Talisman em Santa Cruz Itapira (SP), da III Etapa de Capacitação em Ovinocultura. O encontro é parte do Programa de Treinamento Técnico e Atualização em Produção Intensiva de Carne Ovina, desenvolvido pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) em conjunto com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

 

O programa consiste em ciclo que envolve cursos e práticas de campo, ministrados por pesquisadores do IZ, e palestras proferidas por pesquisadores da APTA Regional (Departamento de Descentralização do Desenvolvimento), além de profissionais ligados à iniciativa privada e à Associação Paulista de Criadores de Ovinos (ASPACO).

 

O objetivo principal é a capacitação e reciclagem de técnicos (agrônomos, zootecnistas e veterinários) da rede de Casas da Agricultura em todo o Estado, visando ampliar o suporte técnico aos produtores. Assim, busca-se o aumento da produção e da qualidade da carne de cordeiro, bem como a solidificação dessa atividade como uma das alternativas de viabilização sócio-econômica da pequena e média propriedade rural no Estado de São Paulo.

 

A programação dos dois dias prevê temas como boas práticas, organização do setor, produção de carne de cordeiros (qualidade de produto), gestão financeira e custo de produção. Também estão previstos debate, mesa redonda (diagnóstico) e planejamento de ações.

 

O crescimento da demanda de carne de cordeiros, notadamente na Região Sudeste, tem sido o principal fator determinante do aumento no interesse pela criação de ovinos nos últimos anos. O mercado aquecido, com preços relativamente elevados, tem despertado a atenção do empresariado rural para essa alternativa de exploração pecuária. Isto se alia ao fato de ser esta uma atividade de rápido giro de capital e com possibilidades de viabilidade econômica em pequenas e médias propriedades rurais.

 

Mais informações podem ser obtidas com Carla pelo telefone: (19) 3743 3773.

 

 

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir