#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


NOTÍCIAS


06/04/2011

Trabalho do IZ é aceito no V Congresso Brasileiro de Biometeorologia (CBB)

O trabalho “Espessura do pelame e comprimento do pelo em ovelhas Morada Nova e Santa Inês”, das pesquisadoras Cecília José Veríssimo, Luciana Morita Katiki e Ivani Pozar Otsuk, do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA-SAA), será apresentado no V Congresso Brasileiro de Biometeorologia (CBB), no período de 17 a 19 de abril em Piracicaba (SP). 

 
O anúncio da aprovação do estudo - apresentação e publicação – foi feito pelo presidente do V CBB, Iran José Oliveira da Silva. Um dos organizadores do evento é a pesquisadora Maria da Graça Pinheiro, do Polo Regional Centro Leste/APTA (Ribeirão Preto).  
 
O trabalho do IZ foi desenvolvido na Unidade de Ovinos, em Nova Odessa (SP), com o objetivo de comparar o comprimento do pelo e a espessura do pelame entre duas raças ovinas de origem nacional (Santa Inês e Morada Nova). O comprimento do pelo é uma das características importantes na tolerância ao calor dos animais, e não houve diferença estatística entre as raças quanto aos parâmetros avaliados.
 
Veríssimo já havia verificado que essas raças brasileiras também não diferiram quanto à temperatura retal e frequência respiratória em vários momentos do dia em que essas medidas foram tomadas. Em 2008, ela defendeu tese sobre o assunto na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP (www.teses.usp.br/teses/disponiveis/74/74131/tde.../DO5318066.pdf), em Pirassununga (SP), orientada pelo Professor Evaldo Lencioni Titto.
 
De maneira geral, a temperatura retal e a frequência respiratória dessas raças, conhecidas como deslanadas (não tem lã, mas sim pelos), foram sempre inferiores aos de raças ovinas com lã (como a Texel, Ile de France e Suffolk). Isto demonstra que as raças deslanadas brasileiras possuem boa adaptação aos trópicos.
 
O V CBB tem como objetivo contribuir para levar à sociedade científica brasileira novos conceitos e tecnologias, que ajudem a minimizar os efeitos climáticos adversos sobre a saúde; reduzir a poluição ambiental; melhorar a produtividade agropecuária e gerar novas oportunidades de emprego e melhor distribuição de renda. Abrange as áreas vegetal, animal e humana (fonte: Infobibos)  .

 

Serviços:
V CBB - Congresso Brasileiro de Biometeorologia
Local: Piracicaba – SP
Período: 17 a 19 de abril de 2011
Informações:
Elaine Abramides
Tel.: (19) 3014-0148, (19) 8190-7711 e (19) 9112-1952; e-mail: eabramides@terra.com.br; site:
http://www.infobibos.com/vcbb/
Publicado desde 01/04/2011

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir