#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


NOTÍCIAS


27/04/2011

Pesquisador do IZ fala sobre nutrição de ovinos na época de seca no programa Terra Viva Sustentável

Nesta segunda-feira, 25 de abril de 2011, pesquisador do Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA) Mauro Sartori Bueno participou do programa Terra Viva Sustentável.

 

A entrevista aconteceu no estúdio da Band localizado no Morumbi em São Paulo com o jornalista Tobias Ferraz por volta das 13h30.

 

O tema discutido pelo pesquisador foi a nutrição de ovinos e quais os melhores caminhos para alimentar os carneiros, principalmente na época de seca.

 

Bueno ressaltou que a alimentação difere de acordo com as regiões das criações de ovinos, pois é influenciada por aspectos ambientais. “O clima úmido do Brasil é muito bom para a produção de alimentos, temos muitos subprodutos também’” afirmou o pesquisador.

 

Também foi debatido a questão da importância da utilização do farelo de algodão na nutrição porque é uma fonte protéica, que pode ser usada como uma suplementação na alimentação dos ovinos e também alimento para animais em fase de terminação.

 

A recomendação básica para alimentação no período da seca na região centro-sul é o bom planejamento com armazenamento de volumosas e forragens, ou seja, o processo de ensilagem. “A melhor silagem é a de milho, pois é fácil de ser preparada e mantém as características do produto”.

 

O pesquisador do IZ segue argumentando que a cana de açúcar também é um alimento muito bom, tem uma grande produtividade por área e deve ser utilizada na alimentação de ovinos, porém tem algumas particularidades, como a presença de açúcar e fibra de baixa digestibilidade. “Então se alimentar o animal somente com a cana, o produtor não terá um bom resultado”.

 

Bueno lembra que pode ser utilizar o caroço de algodão na nutrição de ovinos, mas deve-se ter cuidado com os carneiros, pois possui uma substância que causa infertilidade em machos reprodutores. O ideal é que a cana entre na alimentação formando uma dieta junto com outros volumosos, pois ela pode não satisfazer as exigências totais dos animais. Segue dizendo que é preferível oferecer a cana fresca picada aos animais, pois no processo de ensilagem da cana há a formação de grandes quantidades de álcool por causa da fermentação. “É sempre melhor oferecer aos animais a cana cortada”.

 

A produção de carne no Brasil central tem custo mais elevado que o do Uruguai, devido a diferenças climáticas, que aumenta os problemas sanitários e utilização de mão de obra.  O clima tropical úmido pode causar parasitas em ovinos, e esses fatores encarecem mais o custo de produção.

 

O pesquisador terminou sua fala dizendo que é possível conseguir mais informações no Instituto de Zootecnia pelo e-mail msbueno@iz.sp.gov.br ou pelo telefone 3466-9440.

 

O Terraviva Sustentável é um programa sobre agropecuária sustentável, que apresenta ensinamentos e ilustra meios práticos de como produzir e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente, além de mostrar como o ecossistema pode ser utilizado de forma responsável em benefício do produtor rural. Por meio de entrevistas, reportagens e participação de produtores e especialistas por telefone, o objetivo é conscientizar o agricultor sobre a importância de se trabalhar de forma ambientalmente sustentável, uma vez que, com menos desperdício, ele produzirá mais e, consequentemente, aumentará a sua lucratividade. Além disso, contribuirá para fortalecer a imagem do setor frente a uma das principais bandeiras do século XXI: a preservação ambiental.

Para mais informações:

Instituto de Zootecnia
Pesquisador Mauro Sartori Bueno

(19) 3466 - 9440

msbueno@iz.sp.gov.br

 
Serviços:
Programa Terra Viva Sustentável:

Apresentação; Tobias Ferraz
Segunda a Sexta às 13h30 (informações obtidas no site institucional da Band)

Produtora Lia Brito

 

Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br 
www.agriculturasp.blogspot.com 
www.twitter.com/agriculturasp 
www.flickr.com/agriculturasp 
www.youtube.com.br/agriculturasp 
www.facebook.com 
www.delicious.com/agriculturasp

 

 

 



Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir