#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


NOTÍCIAS


23/09/2011

Curso de capacitação em ovinocultura coordenado pelo IZ reúne 43 técnicos da CATI

Quarenta e três técnicos, entre engenheiros agrônomos, médicos veterinários e zootecnistas, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), participaram, nos dias 13 e 14 de setembro, da 4ª etapa do Curso de Capacitação em Ovinocultura para a rede de assistência técnica estadual, coordenado pelos pesquisadores Eduardo Antonio da Cunha e Ricardo Lopes Dias da Costa, do Instituto de Zootecnia (IZ-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

A integração entre os técnicos das Casas de Agricultura das regiões aonde a ovinocultura vem se destacando e os pesquisadores do IZ é um dos objetivos do curso. A idéia é possibilitar a transferência de tecnologia, assim como obter subsídios para a constante atualização e adequação do programa de pesquisa do IZ em produção ovina.

Na abertura do evento, o pesquisador Eduardo Cunha enfatizou a importância da integração da pesquisa com a assistência técnica não só na ovinocultura, mas em todas as áreas de produção. De acordo com ele, esse é o caminho mais rápido para uma pecuária desenvolvida e para que a Secretaria possa atender aos pecuaristas de forma bastante eficaz.

Nesta 4ª etapa do treinamento, foram apresentadas quatro palestras, em dois dias, focadas no atendimento às demandas solicitadas. Na primeira palestra “Manejo nutricional a pasto e em confinamento”, o próprio pesquisador Eduardo Cunha abordou temas como balanceamento de dietas, relação volumoso/concentrado e cálculo de rações. Logo depois, o pesquisador Ricardo Costa falou sobre os temas como controle das principais doenças que afetam a ovinocultura; manejo preventivo e principais vacinas e consórcio da ovinocultura com outras atividades agrícolas e pecuárias, enfatizando as vantagens da frutiovinocultura e do consórcio com bovinos.

No segundo dia, a integração com a iniciativa privada possibilitou a presença de Djalma Freitas, da empresa PLANGESPEC que discorreu sobre a viabilidade econômica e a gestão financeira da ovinocultura. No encerramento das atividades, foi realizada mesa redonda na qual debateram-se os temas apresentados e também as diversas maneiras de se transferir esses conhecimentos ao pequeno e médio produtor rural, visando reduzir o tempo entre a geração da tecnologia e sua real aplicação na atividade produtiva.

Os coordenadores do curso já estão organizando, para o dia 20 de outubro, a “Reunião Técnica sobre Produção Sustentável de Ovinos”, voltada para estudantes, técnicos e criadores. Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails cunha@iz.sp.gov.br ou rldcosta@iz.sp.gov.br.

Serviços:
Instituto de Zootecnia
Fone: (19) 3466-9400 - Fax: (19) 3466-6415     
Rua Heitor Penteado, 56 - Nova Odessa, SP – Brasil 
CEP 13460-000
zootecnia@iz.sp.gov.br
www.iz.sp.gov.br

Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir