#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


NOTÍCIAS


13/03/2012

Pesquisadores do IZ realizam palestras na Feinco

 

O “2º Workshop sobre produção sustentável de ovinos”, coordenado pelo Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), vinculado a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, recebeu cerca de 30 pessoas para o primeiro dia de palestras, no auditório da 9ª Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feinco), em São Paulo (SP). O Workshop iniciou hoje (13/3), e finaliza sexta-feira no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

O diretor-substituto do IZ, Waldssimiler Teixeira de Mattos, abriu o encontro e deu boas vindas aos participantes – estudante, veterinário, produtores. Posteriormente, Waldssimiler explanou sobre “Formação de pastagens – o primeiro passo para o sucesso”. “Todo produtor, ao formar suas pastagens, deverá sempre estar atento ao planejamento e metas, para que, no futuro possa colher bons e rentáveis frutos com a sua criação”, destaca.

 

De acordo com o Waldssimiler, o planejamento engloba desde a distribuição uniforme dos piquetes até a escolha e nutrição adequada das plantas forrageiras.

 

Também realizou palestra o médico veterinário da VPJ, Adriano Oliveira, que abordou “Agronegócio em ovinocultura na VPJ”. Ele falou que na ovinocultura não há espaço para amadorismo, “temos que ser profissionais”.

 

“O mercado está em franca expansão, porém deve-se manter a constância de entrega e a qualidade da carcaça”, ressalta o veterinário, ao mencionar sobre as parcerias da VPJ com os produtores.

 

A pesquisadora do IZ, Luciana Gerdes, que finalizou o encontro do dia com a palestra “Melhoria da qualidade das pastagens através da consorciação”, destacou as pesquisas realizadas com leguminosas forrageiras em consórcio com o capim-aruana para ovinos, no Instituto de Zootecnia.

 

A consorciação, segundo Luciana, possibilita a fixação de nitrogênio pela leguminosa para os capins, dispensando a utilização de adubos nitrogenados nas pastagens. O IZ é pioneiro em pesquisas com leguminosas forrageiras. “Pasto consorciado é tecnologia ecologicamente recomendável e economicamente viável”, afirma a Luciana Gerdes.

 

Segundo ela, o papel da Instituição é gerar um pacote tecnológico que atenda ao setor de ovinocultura do Estado de São Paulo e demandas de outras regiões do Brasil.

 

Novas palestras – Amanhã, 14/3, a pesquisadora do IZ Karina Batista transcorrerá sobre Consórcio de milho safrinha e plantas forrageiras; a pesquisadora da APTA Cristina Maria Pacheco Barbosa falará sobre Sistema silvipastoril na ovinocultura: ferramenta para o desenvolvimento Tecnológico; Luiz Eduardo dos Santos, pesquisador do IZ, abordará o Manejo de pastagens: importância e reflexos no desempenho e bem estar dos ovinos; o tema Programa de seleção de ovinos de corte será proferido pelas pesquisadoras da APTA Lenira El Faro e Claudia Cristina Paro de Paz; já a pesquisadora do IZ, Cecília José Veríssimo abordará sobre Resistência a verminose no estado de São Paulo – Situação e perspectiva.

 

O evento se destina a zootecnistas, engenheiros agrônomos, médicos veterinários, técnicos em agropecuária, criadores de ovinos.

 

Exposição IZ – O Instituto irá expor no estande da Secretaria de Agricultura e terá a disposição funcionários capacitados a informar sobre as áreas de trabalho e pesquisas científicas IZ. Pesquisadores das mais diversas áreas do Agronegócio em Ovinocultura também irão tirar dúvidas do público em geral.

 

“Ainda serão realizadas reuniões com parceiros e apresentação de ovinos das raças Morada Nova e Dorper. No estande serão comercializados exemplares de Boletins Técnicos de diversas áreas, produzidos por pesquisadores do Instituto de Zootecnia”, destaca o pesquisador Ricardo Lopes.

 

Feinco - Ocorrerá de 12 a 16 de março, em São Paulo. Mais informações do local no site www.feinco.com.br .

 

Programação

DIA 14 de março de 2012

9h00 as 9h50 - Consórcio de milho safrinha e plantas forrageiras - PqC Dra Karina Batista /

Instituto de Zootecnia

9h50 as 10h40 – Sistema silvipastoril na ovinocultura: ferramenta para o desenvolvimento

tecnológico - PqC Dra Cristina Maria Pacheco Barbosa/Apta

10h40 as 11h00 – Intervalo para o café

11h00 as 12h00– Manejo de pastagens; importância e reflexos no desempenho e bem estar dos ovinos - PqC Dr. Luiz Eduardo dos Santos / Instituto de Zootecnia

12h00 as 14h00 - Intervalo para almoço

14h00 as 14h30 - Programa de seleção de ovinos de corte – PqC Dra Lenira El Faro e Dra

Claudia Cristina Paro de Paz / Apta

14h30 as 15h30 - Resistência a verminose no estado de São Paulo – Situação e perspectiva -

PqC Dra Cecília José Veríssimo / Instituto de Zootecnia

 

DIA 15 de março de 2012

9h00 as 9h50 – Reprodução eficiente em diferentes sistemas de produção

PqC Dr. Ricardo Lopes Dias da Costa / Instituto de Zootecnia

9h50 as 10h40 – Mercado e avaliação econômica na terminação de cordeiros Zoot. Gustavo

Luis Ming Martini / MARFRIG

10h40 as 11h00 – Intervalo para o café

11h00 as12h00 - Alimentos e alimentação nas diferentes categorias – dietas tradicionais e

alternativas - PqC Dr. Mauro Sartori Bueno / Instituto de Zootecnia

12h00 – Encerramento

 

 

Assessora de Comunicação Institucional - IZ

LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.

TATIANA KAWAKAMI - Publicitária

Fone: (19) 3466.9434 Fax: 3466.9413

E-mail: imprensa@iz.sp.gov.br  | lisley@iz.sp.gov.br 

www.iz.sp.gov.br  

 

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)

Rua Heitor Penteado, 56

CP 60 cep 13460-000

Nova Odessa (SP)

 

 

Redes sociais SAA: Twitter, Facebook, YouTube e Flickr
http://twitter.com/agriculturasp
http://www.facebook.com/agriculturasp
http://www.youtube.com/agriculturasp
http://www.flickr.com/photos/agriculturasp

 
Publicado em 13/03/2012

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir