#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


NOTÍCIAS


14/03/2012

Pesquisadores do IZ e APTA Regional abordam novas tecnologias em palestras na Feinco

No segundo dia do “Workshop sobre produção sustentável de ovinos”, coordenado pelo Instituto de Zootecnia (IZ/APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, focou novas tecnologias sustentáveis e melhorias da genética animal. O Workshop teve início dia 13/3, e finaliza quinta-feira, 15/3, no auditório da 9ª Feira Internacional de Caprinos e Ovinos (Feinco), no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).

Durante o evento a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Monika Bergamaschi, falou aos participantes do workshop sobre as possibilidades de trabalhar pastagem com bom manejo zootécnico, com incremento de genética para alavancar a ovinocultura e caprinocultura. “Aproveitem e interajam com os nossos pesquisadores e institutos. O nosso interesse é o bem estar de nossos produtores e o desenvolvimento do agronegócio, colocando o serviço da SAA a disposição de todos”, salientou Monika.

 

Secretaria Monika Bergamaschi, diretor do IZ João Demarcki, pesquisador do IZ Eduardo CunhaMonika também visitou o estande da Secretaria, onde estão expostos os animais do IZ, produtos do Instituto Biológico, Defesa Agropecuária. O diretor do IZ, João Demarchi recepcionou a Secretaria que conversou com os pesquisadores sobre as raças de ovinos Morada Nova e Dorper pesquisadas pelo Instituto.
 
O workshop contou com a presença do secretário-adjunto Alberto Macedo e do Diretor da APTA Regional Ribeirão Preto, José Ramos Nogueira.

 

Workshop - A pesquisadora do IZ Karina Batista que iniciou o dia com o tema “Consórcio de milho safrinha e plantas forrageiras” abordou a sustentabilidade no processo produtivo de alimento para os animais, buscando através do consórcio, entre o milho safrinha e plantas forrageiras, garantir palha ao sistema de plantio direto e produzir, principalmente, pastagem na entressafra.

 

Segundo Karina, atualmente há uma busca por sistemas sustentáveis e o consórcio proporciona melhorias na qualidade do solo – física, química e biologicamente -, ganho de peso animal e aumento de produtividade sem promover danos ao meio ambiente. “No sistema em que os produtores utilizam a sucessão soja no verão e milho safrinha no inverno, essa pratica contribui para a rotação de culturas, diminuindo a incidência de plantas invasoras, pragas e doenças, e aumentando a disponibilidade de nutrientes”, ressaltou a pesquisadora.

 

A pesquisadora da APTA Regional Itapetininga, Cristina Maria Pacheco Barbosa, explanou sobre “Sistema silvipastoril na ovinocultura: ferramenta para o desenvolvimento Tecnológico”. De acordo com a pesquisadora esse sistema agrega renda ao produtor através da introdução de árvores e bem estar aos animais através da sombra natural. “O animal confortável converte melhor a pastagem em produto animal comercializável”, afirmou Cristina.

 

Com o tema “Manejo de pastagens: importância e reflexos no desempenho e bem estar dos ovinos”, o pesquisador do IZ, Luiz Eduardo dos Santos, garantiu que um fator diferencial da ovinocultura sustentável e da convencional é a preocupação com a preservação ambiental através do uso cuidadoso e controlado dos insumos, evitando o desequilíbrio das condições ambientais.

 

“A qualidade e segurança do produto final devem ser consideradas premissa fundamental do empreendimento e devem ser avaliadas como a resultante das boas condições nutricionais, da higidez e do conforto ambiental do plantel, durante todas as fases do sistema de produção animal, desde a sua geração até o abate”, detalhou Luiz Eduardo.

 

O tema “Programa de seleção de ovinos de corte”, proferido pelas pesquisadoras da APTA Regional Ribeirão Preto Lenira El Faro e Claudia Cristina Paro de Paz, apresentou a proposta de um programa de avaliação genética de ovinos das raças Santa Inês e Morada Nova para o estado de São Paulo. Segundo Lenira, o Programa mostrará a necessidade dos produtores realizarem o controle zootécnico dos animais em suas propriedades.

 

“Os produtores irão receber informações genéticas de todos os animais da propriedade para realizar a seleção dos ovinos superiores dos rebanhos que serão utilizados como reprodutores e matrizes”, ressaltou a pesquisadora Lenira.

 

Para participar do Programa, o produtor deve entrar em contato com as pesquisadoras na APTA Ribeirão Preto e no Instituto de Zootecnia, em Nova Odessa (SP) com o pesquisador Ricardo Lopes Dias da Costa.

 

Já a pesquisadora do IZ, Cecília José Veríssimo explanou sobre o tema “Resistência a verminose no estado de São Paulo – Situação e perspectiva”, alertando os participantes sobre a importância do controle da verminose. “Realizar teste de redução de OPG, anualmente; realizar manejo e alimentação corretos; eliminar indivíduos suscetíveis, selecionando animais mais resistentes; e utilizar o mínimo possível de vermífugo nos animais”, citou Cecília.

Cecília ainda alertou aos técnicos e produtores que é fundamental “verificar a eficácia dos vermífugos que vêm sendo utilizados na propriedade, pelo menos uma vez ao ano.

O Workshop que se destina a zootecnistas, engenheiros agrônomos, médicos veterinários, técnicos em agropecuária, criadores de ovinos, será finalizado amanhã (15/3).

 

Exposição IZ – O Instituto está exposto no estande da Secretaria de Agricultura e tem a disposição funcionários capacitados para informar sobre as áreas de trabalho e pesquisas científicas IZ. Pesquisadores das mais diversas áreas do Agronegócio em Ovinocultura também tiram dúvidas do público em geral.

 

“O público pode visitar o estande onde estão os ovinos Morada Nova e Dorper. Também são comercializados exemplares de Boletins Técnicos de diversas áreas, produzidos por pesquisadores do Instituto de Zootecnia”, destaca o pesquisador Ricardo Lopes.

 

Feinco - Ocorrerá de 12 a 16 de março, em São Paulo. Mais informações do local no site www.feinco.com.br

 

Programação

DIA 15 de março de 2012

9h00 as 9h50 – Reprodução eficiente em diferentes sistemas de produção

PqC Dr. Ricardo Lopes Dias da Costa / Instituto de Zootecnia

9h50 as 10h40 – Mercado e avaliação econômica na terminação de cordeiros Zoot. Gustavo

Luis Ming Martini / MARFRIG

10h40 as 11h00 – Intervalo para o café

11h00 as12h00 - Alimentos e alimentação nas diferentes categorias – dietas tradicionais e

alternativas - PqC Dr. Mauro Sartori Bueno / Instituto de Zootecnia

12h00 – Encerramento

 

Assessora de Comunicação Institucional - IZ

LISLEY SILVÉRIO - Jornalista resp.

TATIANA KAWAKAMI - Publicitária

Fone: (19) 3466.9434 Fax: 3466.9413

E-mail: imprensa@iz.sp.gov.br  | lisley@iz.sp.gov.br 

www.iz.sp.gov.br  

 

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)

Rua Heitor Penteado, 56

CP 60 cep 13460-000

Nova Odessa (SP)

 

 

Redes sociais SAA: Twitter, Facebook, YouTube e Flickr
http://twitter.com/agriculturasp
http://www.facebook.com/agriculturasp
http://www.youtube.com/agriculturasp
http://www.flickr.com/photos/agriculturasp

 
Publicado em 14/03/2012

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir