NOTÍCIAS


04/09/2001

IZ realizará reunião técnica e dia de campo de ovinocultura

O Instituto de Zootecnia (IZ), órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA), estará realizando dia 4 de setembro, a partir das 8 horas, em Nova Odessa, SP, a 3ª reunião técnica de produção intensiva de ovinos para obtenção do cordeiro para abate super precoce.

Contando com o trabalho intensivo dos pesquisadores do Centro de Etologia Ambiência e Manejo (CEAM), os criadores e futuros investidores buscam suporte técnico e mais informações para o desenvolvimento de uma atividade que vem se firmando cada vez mais como uma alternativa ao pequeno e médio produtor paulista.

Os pesquisadores – Eduardo Antonio da Cunha, Luiz Eduardo dos Santos (CEAM) e Mauro Sartori Bueno (Centro de Nutrição e Alimentação Animal) –, estarão abordando a Situação e perspectiva da ovinocultura Paulista; o Manejo de Pastagens com uso de Cerca Eletrificada, as Estratégias de alimentação de ovinos e visita a unidade de campo de ovinos, discutindo o Manejo e Controle estratégico sanitário de ovinos.

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer as instalações, estruturas de cerca e equipamentos, além do plantel de animais selecionados das raças Santa Inês, Ile de France, Suffolk e os cordeiros cruzados.

Cruzamento de raças especializadas para corte estão sendo desenvolvidas para melhor atender a demanda do mercado. O sistema IZ possibilita o abate super precoce do cordeiro em 90 dias, pesando 30kg, além de isentar o animal do uso de medicamentos – vacinas e anti-helmínticos.

O mercado de carne exige carcaças de animais jovens e com características de carcaça superior, o produtor pode ser beneficiado e conseguir diferenciação acentuada de preços. Neste sentido, é importante o enfoque dado às pesquisas do Instituto de Zootecnia nas áreas de manejo, alimentação, reprodução e sanidade, levando em conta o efeito nas características da carcaça.

Os resultados dessa atuação já começaram a surgir com a ampliação da atividade e o aumento e melhoria dos plantéis que, sem dúvida alguma, irá refletir em curto prazo na ampliação da oferta de um produto de melhor qualidade e a custos menores, solidificando a posição da ovinocultura como mais uma opção ao produtor paulista.

Esse projeto de pesquisa do IZ faz parte de um dos dez Programas do Governo Paulista: Estímulo à Expansão de Agronegócios Especiais.

Mais informações e inscrições pelo telefone (0**19) 466-9444. O IZ fica na avenida Heitor Penteado, 56, centro, Nova Odessa/SP.

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir