NOTÍCIAS


06/06/2001

IZ realizará reunião técnica sobre ovinocultura

cordeir1.jpg (167028 bytes)O aumento por informações e suporte técnico na área de ovinocultura faz com que o Instituto de Zootecnia (IZ), órgão de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA), amplie a sua atuação no setor. Os pesquisadores organizam todo bimestre reuniões técnicas para Produtores da região e futuros investidores. Contando com o trabalho intensivo dos pesquisadores do Centro de Etologia Ambiência e Manejo (CEAM), o IZ promoverá, dia 6 de junho, a partir das 9 horas, Reunião Técnica com Dia de Campo sobre Ovinocultura, na sede do IZ, em Nova Odessa (SP).

De acordo com os pesquisadores as condições de clima, solo e topografia, bem como as características da estrutura fundiária determinam uma situação peculiar no Estado. O elevado custo da terra, o grande potencial de produção de forrageiras, as diferenças acentuadas nas curvas anuais de precipitação e temperatura e, ainda, as características próprias do mercado consumidor, determinam a necessidade de uso de sistemas de criação adequados, incluindo a utilização intensiva de pastagens e a terminação de crias em confinamento.

No dia será apresentado todo o sistema de produção de ovinos desenvolvido no próprio IZ, para obtenção do cordeiro para abate super precoce. Serão abordados os aspectos do desempenho animal, do manejo sanitário, alimentação e manejo dos animais. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer as instalações, estruturas de cerca e equipamentos, além do plantel de animais selecionados das raças Santa Inês, Ile de France, Suffolk e Poll Dorset e os cordeiros cruzados.

O evento será realizado, na sede do IZ, rua Heitor Penteado,56, em Nova Odessa, pelos pesquisadores Luiz Eduardo dos Santos, Eduardo Antônio da Cunha e Mauro Sartori Bueno, do Centro de Etologia, Ambiência e Manejo (CEAM). Não haverá taxa de inscrição. Informações pelo telefone (19)466-9400.

 

Incentivo

A ovinocultura, nos últimos anos, vem crescendo acentuadamente no Estado de São Paulo. Com o aumento dos rebanhos e das propriedades envolvidas nessa atividade, a oferta e, principalmente, a demanda de carne apresentam uma participação sócio-econômica crescente no total da atividade pecuária do Estado. A atividade se firma cada vez mais como alternativa a pequena e média propriedade rural.

Desde setembro de 1998 a SAA lançou o "Programa de Desenvolvimento e Expansão da Ovinocultura", apoio específico a ovinocultura paulista. Esse programa prevê recursos para o financiamento dirigido à tecnificação de criadores de regiões do Estado onde a atividade já apresenta condição mínima, para suporte e ampliação da estrutura.

Veja todas as notícias



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir