Autores
Valarini, M.J.; Brochini, D.; Fantinatti, F.; Oliveira, V.M.; Manfio, G.P.; Melo, I.S.
Resumo
Endófitos são procariotos que interagem com plantas, formando uma associação com o hospedeiro através da colonização dos tecidos internos e representando potencial valor para agricultura por melhoramento da performance das culturas.
Apesar de se conhecer pouco a respeito desta interação endofítica, muitas espécies bacterianas são descritas por promover crescimento de plantas através de mecanismos que incluem fixação de nitrogênio, produção de substâncias promotoras de crescimento e resistência aumentada a patógenos e parasitas.
O presente trabalho utilizou-se de plantas das espécies forrageiras Brachiaria brizantha, B. decumbens e B. humidicola coletadas em dez diferentes regiões ecológicas do Estado de São Paulo para isolamento de bactérias diazotróficas endofíticas. Assim, 92 isolados de diversas partes das plantas foram cultivados em meio específico isento de nitrogênio (NFb), sendo que 12 provenientes de folha e bainha de B. brizantha e B humidicola mostraram crescimento reiterado no referido meio.
Os DNAs genômicos extraídos desses 12 isolados foram submetidos à reação tipo PCR para amplificação dos genes de rRNA 16S análise filogenética as quais indicaram a presença de bactérias do grupo Acinetobacter. A presença de seqüências genéticas para fixação de nitrogênio está sendo realizada através de primers nif. Plantas axênicas obtidas com auxílio de antibióticos mostraram pouco desenvolvimento em cultivo sem nitrogênio. Os resultados sugerem a presença de bactérias diazotróficas em espécies de braquiarias independente do grau de fertilidade do solo.
Resumo apresentado no 22º Congresso Brasileiro de Microbiologia, Florianópolis/SC, nov/2003.