Autores
Augusta Carolina de C. Carmello Moreti, Tamara Canto Fonseca, Adriana Pinheiro Martinelli Rodriguez, Alessandra C.B.A. Monteiro-Hara e Ortrud Monika Barth
Resumo
Diversos estudos em taxonomia, morfologia, fisiologia, produção e seleção vêm sendo realizados com o material do Banco de Introdução de Leguminosas Forrageiras (Banco Ativo de Germoplasma- AGB) do Instituto de Zootecnia, Nova Odessa, SP.
Tendo em vista que estas plantas têm interesse apícola foram realizadas coletas de flores e botões de 28 gêneros ali depositados, com o objetivo de estudar e caracterizar a morfologia dos grãos de pólen.
O material coletado foi acondicionado em envelopes de papel e, posteriormente, os grãos de pólen foram analisados usando microscopia de luz e eletrônica de varredura. As amostras foram preparadas pelo método da acetólise permitindo a observação dos grãos de pólen em microscopia de luz, uma vez que o conteúdo interno dos grãos foi destruído.
Para observação dos detalhes da morfologia polínica, tais como características das aberturas, ornamentação da exina e morfologia tridimensional, grãos de pólen foram montados sobre suportes, metalizados com ouro e observados em microscópio eletrônico de varredura.
Os grãos de pólen foram medidos e analisados quanto às suas semelhanças morfológicas. Ao todo foram analisadas 50 exsicatas e apresentadas respectivas sucintas informações taxonômicas, ecológicas e de ocorrência.
Os resultados obtidos poderão ser utilizados tanto em programas de seleção e melhoramento destas plantas, bem como de padrão para identificação de pólen presente em produtos apícolas.
O Boletim 13 possui 98 páginas contendo 51 pranchas com a morfologia polínica das espécies da Família Fabaceae pertencentes ao Banco Ativo de Germoplasma do Instituto de Zootecnia.