#novembroazuloficial            #novembroazul

PUBLICAÇÕES >> Boletins Técnicos
Boletim Técnico IZ 32 - Sincronização do Cio em Bovinos (2° ed)

Autores
Rafael Herrera Alvarez

Resumo

O Instituto de Zootecnia (IZ) está lançando a segunda edição do boletim técnico Sincronização do Cio em Bovinos de autoria do pesquisador científico Rafael Herrera Alvarez. O livro tem por objetivo fornecer informações sobre a regulação do ciclo sexual bovino mediante diversos procedimentos.

O autor descreve a fisiologia do ciclo; programas e produtos de sincronização; sincronização do cio de fêmeas cíclicas e não cíclicas; tratamentos promissores; uso de touros em programas de sincronização; separação do bezerro durante a sincronização das mães; custo e benefício da sincronização do cio.

A intervenção eficiente sobre o ritmo de regulação de ciclo sexual oferece a possibilidade de programar os cios e consequentemente, as datas de inseminação (natural ou artificial), além de planificar os partos em função de diversos parâmetros de ordem econômica, de disponibilidade de alimentos e de uso racional de mão de obra. Com a sincronização do cio, e, consequentemente dos nascimentos, o criador passa a ter uma ferramenta suplementar importante para efetuar a gestão do seu rebanho.

"A programação dos nascimentos possibilita ao criador conduzir seu rebanho em lotes homogêneos e obter melhor racionalização do trabalho, além de poder comercializar seu produto no momento em que o mercado oferecer melhores preços", exemplifica o pesquisador.

A sincronização do cio é uma poderosa ferramenta para implementar programas de inseminação artificial, assim como o uso racional dos reprodutores em monta natural. O pesquisador Herrera, também, recomenda ao pecuarista que consulte veterinários e busque informações sobre o melhor programa que atenda às necessidades específicas de sua criação.
 
 
Para informações de como adquirir clique aqui.

Veja todas as publicações



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir