#cancerdemama            #outubrorosa

PUBLICAÇÕES >> Livros
Revista Institucional IZ

Autores
Diretor Técnico de Departamento do Instituto de Zootecnia

Resumo

Instituto de Zootecnia

Com mais de um século de trabalho pela pecuária, visando elevar a produtividade, a eficiência e o bem-estar animal, o Instituto de Zootecnia (IZ) é pioneiro na pesquisa científica mundial com Produção Animal Sustentável. A Instituição destaca-se pela geração de uma série de benefícios ao meio científico, ao meio técnico e aos criadores. O IZ, órgão pertencente à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo, tem por missão desenvolver e transferir tecnologia e insumos para a sustentabilidade dos sistemas de produção animal. Com unidades localizadas em áreas estratégicas do estado de São Paulo, o IZ é dividido em cinco Centros de Pesquisa, onde atuam mais de 40 pesquisadores científicos. Desde 2009, possui um programa de pós-graduação em “Produção Animal Sustentável”, nível mestrado, reconhecido pela CAPES. O programa tem como objetivo capacitar e formar profissionais da área com enfoque em produção animal eficiente, qualidade de produto animal e redução de impactos ambientais provocados pelas atividades de produção.

No último ano, com o aporte financeiro da FAPESP, agência de fomento do Estado de São Paulo, foi idealizado um Plano de Desenvolvimento Institucional em Pesquisa do IZ (PDIP/IZ), onde foram priorizadas três áreas estratégicas: Produção Sustentável de Carne, Produção Sustentável de Leite e Sistemas Integrados de Produção Agropecuária, alinhadas com a missão institucional, com os programas estratégicos da SAA e com as políticas públicas do estado de São Paulo. 

Em atendimento à missão institucional, as áreas estratégicas de desenvolvimento de pesquisa foram selecionadas, procurando otimizar a aplicação dos investimentos e, com isso, potencializar as ações de pesquisas em andamento, ampliar as ações de geração e transferência do conhecimento, bem como a capacitação de profissionais para atender a demanda crescente do setor produtivo. De modo geral, diferente das universidades, as pesquisas desenvolvidas nos Institutos Estaduais de Pesquisa do Estado de São Paulo têm a característica de serem de longo prazo, constituindo-se em programas institucionais de pesquisa, fornecendo pacotes tecnológicos completos ou material genético de alto valor produtivo e econômico, além dos resultados de pesquisa pontuais para o avanço do conhecimento. 

Essa nova diretriz visa ampliar a capacidade de pesquisa, inovação e cooperação científica e tecnológica do IZ, aperfeiçoando as condições para geração de novos conhecimentos e a difusão de tecnologias. Para fortalecer as políticas institucionais de pesquisa, os objetivos são: promover a expansão e/ou a modernização das áreas físicas estratégicas para desenvolvimento das pesquisas; prover continuamente condições para melhor uso do solo, da água, da energia, das edificações, dos equipamentos e dos resíduos, considerando os aspectos de responsabilidade ambiental e de segurança patrimonial; ampliar a produção científica e intelectual; aprimorar a comunicação entre a instituição e a sociedade; consolidar as políticas de intercâmbio acadêmico com instituições nacionais e internacionais; fortalecer a política institucional de consolidação e expansão da pós-graduação; e aprimorar a política de gestão integrada e desenvolvimento de pessoas.

 

Áreas Estratégicas

As três áreas estratégicas de pesquisa visam criar novos conhecimentos, aumentar a cooperação científica e tecnológica em pesquisa com outras instituições de referência e aumentar qualitativa e quantitativamente a capacidade institucional para inovação.



Expediente: Assessoria de Comunicação IZ

Jornalista resp.: Lisley Silvério (Mtb 26194 SP)

Revisão: Dra. Renata H. Branco Arnandes

Instituto de Zootecnia (IZ/APTA/SAA-SP)

Rua Heitor Penteado, 56 • Centro

Caixa Postal 60 • CEP: 13380-011

Nova Odessa/SP

Fones: +55 (19) 3476-0800

E-mail: zootecnia@iz.sp.gov.br


Publicado em novembro de 2018

Íntegra (PDF)


Veja todas as publicações



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir