PUBLICAÇÕES >> Sumários
Sumário 2019 - Touros e Matrizes Guzerá e Touros Caracu

Autores
Maria Eugênia Zerlotti Mercadante Joslaine Noely dos Santos Gonçalves Cyrillo

Resumo

Prezado Pecuarista,

Disponibilizamos o Sumário 2019 dos Touros e Matrizes Guzerá e Touros Caracu do Rebanho Selecionado para peso pós-desmama do Centro Avançado de Pesquisa de Bovinos de Corte do IZ, localizado em Sertãozinho, SP. 

Esses animais são resultantes do trabalho de seleção sistemático e criterioso para ganho em peso realizado desde 1978, e reconhecido em todo o Brasil. Pelo fato dos rebanhos IZ serem praticamente fechados à introdução de material genético de fora, e pela evidente capacidade dos touros e matrizes em “colocar velocidade de crescimento e músculo” nos bezerros, esses animais já são conhecidos como Linhagem IZ, uma linhagem de peso!

Apresentamos as diferenças esperadas na progênie para características relacionadas ao desenvolvimento ponderal, sendo elas: peso ao nascimento e aos 210, 378 e 550 dias de idade, perímetro escrotal, perímetro torácico e altura. O sumário completo pode ser acessado em http://www.iz.sp.gov.br.

Ao apresentar as diferenças esperadas na progênie para várias características importantes para a produção de bovinos de corte, esperamos auxiliar os criadores no processo de seleção e uso racional de material genético melhorador, assim como na escolha de acasalamentos para maximizar o ganho genético.


Sumário de Touros e Matrizes Guzerá



Sumário de Touros Caracu



Veja todas as publicações



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir