#NovembroAzulOficial            #NovembroAzul


EVENTOS


Curso teórico e prático - Controle sanitário de ovinos.

Data: 12 de maio de 2005

Local: Instituto de Zootecnia - Rua Heitor Penteado, 56 Nova Odessa – São Paulo

Coordenação: Carlos Frederico de Carvalho Rodrigues e Cecília José Veríssimo

Resumo
Participantes terão aulas práticas no campo experimental do Instituto.

No dia 12 de maio, no Instituto de Zootenica (IZ/APTA/SAA), em Nova Odessa (SP), ocorrerá o curso para produtores sobre “Controle Sanitário de Ovinos em Sistema Intensivo de Produção”, que  abordará o controle das principais doenças que afetam os ovinos e acarretam enormes prejuízos.

O evento coordenado pelos pesquisadores Carlos Frederico de Carvalho Rodrigues e Cecília José Veríssimo visa esclarecer e oferecer subsídios aos produtores para evitar prejuízos com a perda de animais  e o uso indevido de medicamentos.

Os participantes tomarão conhecimento do controle da verminose com produtos químicos e alternativos, doenças metabólicas e intoxicações, além de aula prática com coleta de fezes, avaliação da condição corporal, avaliação da dentição, método Famacha.

Haverá, ainda, visita à Unidade de Ovinos, onde serão mostradas as instalações, manejo, bem como o plantel de animais selecionados, das raças Santa Inês, Ile de France, Suffolk, Morada Nova e Poll Dorset.

Em contagem regressiva para seu centenário, o Instituto de Zootecnia (IZ), departamento de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), procura sempre manter o desenvolvimento de suas atividades em prol da pecuária paulista e oferecer tecnologias e alternativas práticas aos pequenos e médios produtores.

Mais informações sobre o curso contatar o IZ pelo telefone (19) 3466-9413 ou pelo e-mail eventos@iz.sp.gov.br . As vagas são limitadas e a inscrição é de R$ 50,00.

 

PROGRAMA

8h30  - Inscrição

9h00  - Abertura - Diretor Técnico do Instituto de Zootecnia

9h15  - Calendário zootécnico e quarentena

9h25  - Controle da verminose (químico e alternativo)

10h15  - Café

10h30  - Controle de outros parasitos (bicheira, carrapatos, berne, piolhos, eimeriose, hidatidose)

10h45 - Controle de doenças infecciosas (mastite, linfadenite caseosa, queratoconjuntivite, “foot rot”, ectima contagioso, pasteurelose).

11h45 - Doenças metabólicas e intoxicações (toxemia da gestação, urolitíase, intoxicação por cobre, fotossensibilização).

Intervalo para almoço

14h00 - Aula Prática: coleta de fezes, avaliação da condição corporal, avaliação da dentição, método Famacha de avaliação visual da mucosa ocular para estimar o grau de anemia do animal;

Visita à Unidade de Ovinos - manejo, raças ovinas, instalações e equipamentos – Apresentação pelos Pesquisadores da Unidade de Ovinos

17h00 – Encerramento

 

Veja todos os eventos



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir