Curso teórico e prático - Controle sanitário de ovinos.
Data: 12 de maio de 2005
Local: Instituto de Zootecnia - Rua Heitor Penteado, 56 Nova Odessa – São Paulo
Coordenação: Carlos Frederico de Carvalho Rodrigues e Cecília José Veríssimo
Resumo
Participantes terão aulas práticas no campo experimental do Instituto.
No dia 12 de maio, no Instituto de Zootenica (IZ/APTA/SAA), em Nova Odessa (SP), ocorrerá o curso para produtores sobre “Controle Sanitário de Ovinos em Sistema Intensivo de Produção”, que abordará o controle das principais doenças que afetam os ovinos e acarretam enormes prejuízos.
O evento coordenado pelos pesquisadores Carlos Frederico de Carvalho Rodrigues e Cecília José Veríssimo visa esclarecer e oferecer subsídios aos produtores para evitar prejuízos com a perda de animais e o uso indevido de medicamentos.
Os participantes tomarão conhecimento do controle da verminose com produtos químicos e alternativos, doenças metabólicas e intoxicações, além de aula prática com coleta de fezes, avaliação da condição corporal, avaliação da dentição, método Famacha.
Haverá, ainda, visita à Unidade de Ovinos, onde serão mostradas as instalações, manejo, bem como o plantel de animais selecionados, das raças Santa Inês, Ile de France, Suffolk, Morada Nova e Poll Dorset.
Em contagem regressiva para seu centenário, o Instituto de Zootecnia (IZ), departamento de pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), procura sempre manter o desenvolvimento de suas atividades em prol da pecuária paulista e oferecer tecnologias e alternativas práticas aos pequenos e médios produtores.
Mais informações sobre o curso contatar o IZ pelo telefone (19) 3466-9413 ou pelo e-mail eventos@iz.sp.gov.br . As vagas são limitadas e a inscrição é de R$ 50,00.
PROGRAMA
8h30 - Inscrição
9h00 - Abertura - Diretor Técnico do Instituto de Zootecnia
9h15 - Calendário zootécnico e quarentena
9h25 - Controle da verminose (químico e alternativo)
10h15 - Café
10h30 - Controle de outros parasitos (bicheira, carrapatos, berne, piolhos, eimeriose, hidatidose)
10h45 - Controle de doenças infecciosas (mastite, linfadenite caseosa, queratoconjuntivite, “foot rot”, ectima contagioso, pasteurelose).
11h45 - Doenças metabólicas e intoxicações (toxemia da gestação, urolitíase, intoxicação por cobre, fotossensibilização).
Intervalo para almoço
14h00 - Aula Prática: coleta de fezes, avaliação da condição corporal, avaliação da dentição, método Famacha de avaliação visual da mucosa ocular para estimar o grau de anemia do animal;
Visita à Unidade de Ovinos - manejo, raças ovinas, instalações e equipamentos – Apresentação pelos Pesquisadores da Unidade de Ovinos
17h00 – Encerramento
Veja todos os eventos