o instituto boletim de indústria animal

INSCRIÇÕES E SELEÇÃO


Edital de Abertura de Inscrições

 

O Instituto de Zootecnia – APTA/SAA torna público que, no período de 03 a 28 de abril de 2017, estarão abertas as inscrições para fins de seleção de candidatos a “ALUNO REGULAR” no Programa de Pós-Graduação em Produção Animal Sustentável, para ingresso no 2º Semestre de 2017 no curso de mestrado Stricto sensu.

 

1 - INSCRIÇÕES

1.1 As inscrições deverão ser efetuadas pessoalmente mediante entrega da documentação exigida à Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Zootecnia, sito à Rua Heitor Penteado, 56, Nova Odessa (SP), no período 03-04-2017 a 28-04-2017 das 9h:00m às 11h:00m e das 14h:00m às 16h:00m. Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.iz.sp.gov.br, link Pós-Graduação - Processo Seletivo 2º semestre de 2017.

1.2 Inscrições por correspondência: A efetivação da inscrição estará condicionada à entrega, ou encaminhamento dos documentos abaixo relacionados, via correio (SEDEX - a validade da data que será considerada é a data de postagem) no seguinte endereço: Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Zootecnia, Rua Heitor Penteado, 56, Nova Odessa (SP), CEP: 13460-000.

 

2. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO:

Os documentos deverão ser entregues diretamente na Seção Técnica de Pós-Graduação devidamente identificado com nome do candidato e do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Zootecnia), no horário das 9h:00m às 11h:00m e das 14h:00m às 16h:00m, ou enviados via correio (exclusivamente por SEDEX - cujo carimbo de postagem deve respeitar obrigatoriamente a data final do prazo de inscrição), na seguinte ordem:

2.1. Requerimento de Inscrição (disponível em: http://www.iz.sp.gov.br/pos/pagina.php?id=42);

2.2 Linhas de pesquisa (http://www.iz.sp.gov.br/pos/pagina.php?id=50). 

2.3. Fotocópia simples e legível dos seguintes documentos:

- Certidão de nascimento ou casamento;

- Cédula de identidade (obrigatoriamente RG) ou RNE para candidatos estrangeiros;

- CPF (Cadastro de Pessoa Física);

- Título de Eleitor com comprovante da última eleição;

- Documento Militar;

- Diploma universitário ou Certificado de conclusão do Curso Superior, ou Declaração de candidatos em fase de conclusão do curso;

- Histórico Escolar da Graduação, incluindo reprovações;

2.4. Curriculum vitae (modelo plataforma Lattes do CNPq, acrescido de informações que o candidato julgar importantes) com os respectivos documentos comprobatórios numerados.

2.5. Atestado da Instituição de origem liberando o candidato em tempo integral para a realização do curso, quando houver vínculo empregatício.

2.6. Comprovante ORIGINAL de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 120,00. O pagamento deve ser feito através de depósito bancário em nome da FUNDAG - Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola, CNPJ 61.705.380/0001-54, Banco do Brasil, Agência 3360-X, Conta corrente: 4200-5, código identificador 683.

2.7. Comprovante ORIGINAL de pagamento da prova de inglês no valor de R$100,00 (para aqueles que irão realizar a prova através do Programa de Pós-Graduação). O pagamento deve ser feito através de depósito bancário em nome da FUNDAG - Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola, CNPJ 61.705.380/0001-54, Banco do Brasil, Agência 3360-X, Conta corrente: 4200-5, Código identificador 683.

OBS: Não serão aceitos pagamentos realizados através de envelopes depositados no caixa eletrônico.

Os candidatos que farão prova de inglês pelo  Programa de Pós-graduação em produção Animal Sustentável poderão apresentar um único comprovante de depósito, na conta especificada acima, no valor de R$ 220,00. Não haverá em hipótese alguma, devolução da importância paga seja qual for o motivo alegado.

Nota: Para os candidatos cuja documentação seja apresentada de maneira incompleta, as inscrições serão indeferidas. Será aceita somente a seguinte exceção: caso o candidato ainda não tenha diploma de graduação, poderá apresentar uma declaração da instituição de ensino da data de colação de grau. Neste caso, o diploma de graduação deverá ser apresentado no ato da matrícula ou no decorrer do curso antes do prazo de 6 (seis) meses.

 

2.8. Três nomes de profissionais da área que possam fornecer referência do candidato (formato Word, com o nome do profissional, área em que atua, endereço eletrônico e telefone);

2.9. Uma foto 3x4, recente.

2.10 As inscrições serão homologadas em reunião do Conselho de Pós-graduação em Produção Animal Sustentável do Instituto de Zootecnia a ser realizada no dia 03/05/2017.

2.11. A seleção será realizada nos dias 23, 24 e 25-05-2017 e compreenderá as seguintes fases: a) PROVA DE INGLÊS no dia 23-05-2017 das 8h30m as 11h; b) PROVA ESCRITA (prova de conhecimentos gerais e específicos), realizada no dia 24-05-2017 das 8h as 12h; c) DEFESA DO CURRÍCULO dias 24-05-2017 das 13h as 18h e 25-05-2017 (se necessário).

2.12. A divulgação de resultados finais ocorrerá em 21-06-2017. Os resultados serão divulgados no site do Instituto de Zootecnia e por listagem publicada na Secretaria da PG. Não serão divulgados resultados por telefone ou e-mail.

2.13. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Exame de Seleção de Pós-Graduação, em exercício na ocasião, ouvindo o Conselho da Pós-Graduação do Instituto de Zootecnia.

 

IMPORTANTE:

- Pagamentos agendados não serão permitidos.

- A entrega da documentação é de inteira responsabilidade do candidato.

- Para sua garantia, faça a impressão do comprovante de inscrição.

- Não haverá isenção, nem devolução do valor da taxa de inscrição e prova de inglês, seja qual for o motivo alegado.

- Os currículos, após a seleção, poderão ser retirados na Secretaria de Pós-Graduação, até o dia 30-07-2017, após esse período serão incinerados.

- Quanto à documentação do currículo. O currículo na Plataforma Lattes poderá ser obtido no endereço: www.cnpq.br.

- Artigos publicados deverão ser entregues em cópia na íntegra;

- Resumos em Eventos, Congressos, Reuniões, etc, deverão ser documentados com certificados de apresentação e cópia do resumo;

- Nos comprovantes de cursos e estágios deverá constar carga horária;

- Bolsistas de Iniciação Científica ou outros bolsistas deverão apresentar Termo de Outorga de Bolsa ou ofício assinado pelo órgão responsável pela bolsa.

 

3.  PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL SUSTENTÁVEL:

O programa é destinado aos profissionais com diploma de curso superior em Zootecnia, Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e áreas afins e tem por objetivo geral a formação de profissionais aptos à docência, pesquisa e atuação na área de produção animal, visando atender as necessidades de recursos humanos de instituições públicas e privadas.

3.1 Vagas: Mestrado = até 15 (quinze) vagas

3.2. Linhas de pesquisa:

a) Recursos Genéticos, Melhoramento e Reprodução Animal.

b) Intensificação e Sustentabilidade de Sistemas de Produção.

c) Segurança Alimentar, Ambiência e Bem-Estar Animal.

 

4. SELEÇÃO

4.1. Aplicação da PROVA DE INGLÊS: é responsabilidade de uma escola de inglês escolhida pelo CPPG e será realizado em 23-05-2017, das 8h:30m às 11h na sala de aula do PPG do Instituto de Zootecnia, com divulgação dos resultados em 23-05-2017, no período da tarde. Será cobrado o valor de R$100,00 para aqueles que optarem em realizar a prova oferecida pelo Programa. O candidato que possuir certificado de proficiência em inglês (TOEFL, TEAP e IELTS) com nota mínima necessária e data válida para o período de mestrado, deve apresentar este certificado no ato da inscrição e será dispensado da 1ª fase do exame (prova de inglês). Notas - TEAP: 55 - aprovado na proficiência em inglês; TOEFL iBT: 65-  aprovado na proficiência em inglês; IELTS: 5,0 - aprovado na proficiência em inglês).

4.2. Análise dos currículos

4.3. PROVA ESCRITA: 24-05-2017 das 8h às 12h, na sala de aula do PPG do Instituto de Zootecnia.

4.4. DEFESA DO CURRÍCULO: 24-05-2017 das 13h às 18h, 25-05-2017  (se necessário), na sala de aula do PPG do Instituto de Zootecnia.

4.5. Divulgação dos resultados finais em 21-06-2017.

A PROVA DE INGLÊS será composta por textos para interpretação e tradução, aplicada e corrigida por escola de inglês contratada pelo CPPG. O aluno que não atingir nota 6,0 na prova de inglês será desclassificado, não podendo realizar a 2ª fase do processo seletivo (PROVA ESCRITA) no dia seguinte. A 1ª fase do processo seletivo é apenas classificatória para a 2ª fase (PROVA ESCRITA), e, portanto a nota de inglês não compõem a nota final do candidato aprovado. Os membros do CPG responsáveis pelas provas de inglês serão os docentes: Ricardo Lopes Dias da Costa e Claudia Cristina Paro de Paz.

A PROVA ESCRITA será composta de quatro (04) questões de conhecimentos gerais e uma (01) de conhecimentos específicos, que o aluno pode escolher a questão que deve responder (conhecimentos específicos) de acordo com a linha de pesquisa pretendida no ato da inscrição. O aluno que não atingir nota 5,0 na prova será reprovado no processo seletivo e não participará da 3ª fase do processo (DEFESA DO CURRÍCULO). Os membros do CPG responsáveis pelas provas de conhecimentos gerais serão os docentes: Sarah Figueiredo Martins Bonilha e Flavia Maria Andrade Gimenes.

A DEFESA DO CURRÍCULO será realizada por uma banca para as três linhas de pesquisa. Esta banca será composta pelo coordenador do programa mais 2-4 (dois a quatro) docentes membros ou não do conselho: Claudia Cristina Paro de Paz, Ricardo Lopes Dias da Costa, Maria Eugênia Z. Mercadante, Renata H. Branco, Flavia M Gimenes.

A Análise dos currículos será realizada pelos membros docentes responsáveis: Maria Eugênia Z. Mercadante e Claudia Cristina Paro de Paz.

A NOTA FINAL será composta de acordo com a fórmula e a tabela de pontos, descritas no Anexo I.

O presente regulamento entrará em vigor a partir desta data.

 

ANEXO I

1. A nota final para classificação será composta pela fórmula:

Pontuação total= {(PCV/MGC x 5,5)+(NP/MGP x 4,5)}

PCV = Pontos do currículo;

NP = Somatório das notas das provas de Conhecimentos Gerais (G) e Específicos (E);

MGC =Média Geral do currículo;

MGP= Média Geral da Prova (G e E);

 

2. Tabela de pontos para análise do currículo:

ESPECIFICAÇÃO - PONTOS

Especialização (+ de 01 ano) na área - 4,0 a 8,0;

Especialização (+ de 01 ano) fora da área - 2,0 a 4,0;

Artigo completo publicado em periódicos nacional ou estrangeiro (com ISSN) – de 0,1 a 5,0 (de acordo com o fator de impacto do periódico);

Artigo em Jornal – 0,25;

Artigo de divulgação – 0,25;

Trabalho de TCC ou monografia com ficha catalográfica – 1,0;

Participação (simples) em congresso ou curso - 0,1;

Resumo simples*, expandido** e completo*** publicado em anais de evento nacional - 0,5 a 1,0;

Resumo simples, expandido e completo publicado em anais de evento estrangeiro - 0,75 a 1,25;

Livro publicado com as temáticas das linhas de pesquisa do mestrado (com ISBN) - 6,0;

Capítulo de livro publicado relacionado com as temáticas das linhas de pesquisa do mestrado (com ISBN) - 3,0;

Manual didático - 0,5;

Monitoria (por semestre) - 0,5;

Orientação de trabalho de conclusão de curso de graduação (TCC) ou de aluno -1,0 a 3,0;

Reprovação em disciplinas de graduação (cada): (-1,5);

Disciplina cursada em programa de Pós-graduação (cada) - 1,0;

Palestras - 0,5 a 5,0;

Iniciação científica com bolsa (FAPESP, CNPq, etc.) – 2,0 pontos por semestre - máximo 15,0;

Estágio sem bolsa em Instituto de Pesquisa cada 200 hs - 0,5 a 10,0;

Estágio Fazenda/Empresa cada 200hs - 0,25 a 5,0;

Aula no 3º grau (semestre) - 1,0 a 5,0;

Aula no 2º grau (semestre) - 0,5 a 3,0;

Prêmios – 0,5;

Organização de Eventos – 0,5.

TOTAL

* resumo simples: um único parágrafo

** resumo expandido: resumo de uma página, contendo introdução, material e métodos, resultados, etc.

*** resumo completo: resumo de duas páginas ou mais, contendo introdução, material e métodos, etc.

 

 

Publicado no DOE em 04/04/2017 - Caderno Executivo I – Seção I – Agricultura e Abastecimento - Página 107

 



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