o instituto boletim de indústria animal

INSCRIÇÕES E SELEÇÃO
 

Edital de Abertura de Inscrições


O Instituto de Zootecnia – APTA/SAA torna público que, no período de 02 a 27 de outubro de 2017, estarão abertas as inscrições para fins de seleção de candidatos a “ALUNO REGULAR” no Programa de Pós-Graduação em Produção Animal Sustentável, para ingresso no 1º Semestre de 2018 no curso de mestrado Stricto sensu.

 

1 - INSCRIÇÕES

1.1 As inscrições deverão ser efetuadas pessoalmente mediante entrega da documentação exigida à Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Zootecnia, sito à Rua Heitor Penteado, 56, Nova Odessa (SP), no período 02-10-2017 a 27-10-2017 das 9h00m às 11h00m e das 14h00m às 16h00m. Maiores informações podem ser obtidas pelo site www.iz.sp.gov.br, link Pós-Graduação - Processo Seletivo 1º semestre de 2018.

1.2 Inscrições por correspondência: A efetivação da inscrição estará condicionada à entrega, ou encaminhamento dos documentos abaixo relacionados, via correio (SEDEX - a validade da data que será considerada é a data de postagem) no seguinte endereço: Secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Zootecnia, Rua Heitor Penteado, 56, Nova Odessa (SP), CEP: 13460-000.

 

2. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO:

Os documentos deverão ser entregues diretamente na Seção Técnica de Pós-Graduação devidamente identificado com nome do candidato e do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Zootecnia), no horário das 9h:00m às 11h:00m e das 14h:00m às 16h:00m, ou enviados via correio (exclusivamente por SEDEX - cujo carimbo de postagem deve respeitar obrigatoriamente a data final do prazo de inscrição), na seguinte ordem:

2.1. Requerimento de Inscrição;

2.2 Linhas de pesquisa (http://www.iz.sp.gov.br/pos/pagina.php?id=50);

2.3. Fotocópia simples e legível dos seguintes documentos:

- Certidão de nascimento ou casamento;

- Cédula de identidade (obrigatoriamente RG) ou RNE para candidatos estrangeiros;

- CPF (Cadastro de Pessoa Física);

- Título de Eleitor com comprovante da última eleição;

- Documento Militar;

- Diploma universitário ou Certificado de conclusão do Curso Superior, ou Declaração de candidatos em fase de conclusão do curso;

- Histórico Escolar da Graduação, incluindo reprovações;

2.4. Curriculum vitae (modelo plataforma Lattes do CNPq, acrescido de informações que o candidato julgar importantes) com os respectivos documentos comprobatórios numerados.

2.5. Atestado da Instituição de origem liberando o candidato em tempo integral para a realização do curso, quando houver vínculo empregatício.

2.6. Comprovante ORIGINAL de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 120,00. O pagamento deve ser feito através de depósito bancário em nome da FUNDAG - Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola, CNPJ 61.705.380/0001-54, Banco do Brasil, Agência 3360-X, Conta corrente: 4200-5, código identificador 683.

2.7. Comprovante ORIGINAL de pagamento da prova de inglês no valor de R$150,00 (para aqueles que irão realizar a prova através do Programa de Pós-Graduação). O pagamento deve ser feito através de depósito bancário em nome da FUNDAG - Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola, CNPJ 61.705.380/0001-54, Banco do Brasil, Agência 3360-X, Conta corrente: 4200-5, Código identificador 683.

OBS: Não serão aceitos pagamentos realizados através de envelopes depositados no caixa eletrônico.

ATENÇÂO: Não serão aceitos documentos encadernados

Os candidatos que farão prova de inglês pelo Programa de Pós-graduação em produção Animal Sustentável poderão apresentar um único comprovante de depósito, na conta especificada acima, no valor de R$ 270,00. Não haverá em hipótese alguma, devolução da importância paga seja qual for o motivo alegado.

Nota: Para os candidatos cuja documentação seja apresentada de maneira incompleta, as inscrições serão indeferidas. Será aceita somente a seguinte exceção: caso o candidato ainda não tenha diploma de graduação, por estar em período de expedição, poderá apresentar uma declaração da instituição de ensino da data de colação de grau, com data atualizada. Neste caso, o diploma de graduação deverá ser apresentado no ato da matrícula ou no decorrer do curso antes do prazo de 6 (seis) meses.

2.8. Três nomes de profissionais da área que possam fornecer referência do candidato (formato Word, com o nome do profissional, área em que atua, endereço eletrônico e telefone);

2.9. Uma foto 3x4, recente.

2.10 As inscrições serão homologadas em reunião do Conselho de Pós-graduação em Produção Animal Sustentável do Instituto de Zootecnia a ser realizada no dia 01/11/2017.

2.11. A seleção será realizada nos dias 21, 22 e 23-11-2017 e compreenderá as seguintes fases: a) PROVA DE INGLÊS no dia 21-11-2017 das 8h30m as 11h; b) PROVA ESCRITA (prova de conhecimentos gerais e específicos), realizada no dia 22-11-2017 das 8h30m as 12h; c) DEFESA DO CURRÍCULO dias 22-11-2017 das 13h as 18h e 23-11-2017 (se necessário).

2.12. A divulgação de resultados finais ocorrerá em 13-12-2017. Os resultados serão divulgados no site do Instituto de Zootecnia e por listagem publicada na Secretaria da PG. Não serão divulgados resultados por telefone ou e-mail.

2.13. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Exame de Seleção de Pós-Graduação, em exercício na ocasião, ouvindo o Conselho da Pós-Graduação do Instituto de Zootecnia.

IMPORTANTE:

- Pagamentos agendados não serão permitidos.

- A entrega da documentação é de inteira responsabilidade do candidato.

- Para sua garantia, faça a impressão do comprovante de inscrição.

- Não haverá isenção, nem devolução do valor da taxa de inscrição e prova de inglês, seja qual for o motivo alegado.

- Os currículos, após a seleção, poderão ser retirados na Secretaria de Pós-Graduação, até o dia 31-01-2018, após esse período serão incinerados.

- Quanto à documentação do currículo. O currículo na Plataforma Lattes poderá ser obtido no endereço: www.cnpq.br.

- Artigos publicados deverão ser entregues em cópia na íntegra;

- Resumos em Eventos, Congressos, Reuniões, etc, deverão ser documentados com certificados de apresentação e cópia do resumo;

- Nos comprovantes de cursos e estágios deverá constar carga horária;

- Bolsistas de Iniciação Científica ou outros bolsistas deverão apresentar Termo de Outorga de Bolsa ou ofício assinado pelo órgão responsável pela bolsa.

 

3.  PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL SUSTENTÁVEL:

O programa é destinado aos profissionais com diploma de curso superior em Zootecnia, Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e áreas afins e tem por objetivo geral a formação de profissionais aptos à docência, pesquisa e atuação na área de produção animal, visando atender as necessidades de recursos humanos de instituições públicas e privadas.

3.1 Vagas: Mestrado = até 15 (quinze) vagas

3.2. Linhas de pesquisa:

a) Recursos Genéticos, Melhoramento e Reprodução Animal.

b) Intensificação e Sustentabilidade de Sistemas de Produção.

c) Segurança Alimentar, Ambiência e Bem-Estar Animal.

 

4. SELEÇÃO

4.1. Aplicação da PROVA DE INGLÊS: é responsabilidade de uma escola de inglês escolhida pelo CPPG e será realizado em 21-11-2017, das 8h30m às 11h na sala de aula do PPG do Instituto de Zootecnia, com divulgação dos resultados em 21-11-2017, no período da tarde. Será cobrado o valor de R$100,00 para aqueles que optarem em realizar a prova oferecida pelo Programa. O candidato que possuir certificado de proficiência em inglês (TOEFL, TEAP e IELTS) com nota mínima necessária e data válida para o período de mestrado, deve apresentar este certificado no ato da inscrição e será dispensado da 1ª fase do exame (prova de inglês). Notas - TEAP: 55 - aprovado na proficiência em inglês; TOEFL iBT: 65-  aprovado na proficiência em inglês; IELTS: 5,0 - aprovado na proficiência em inglês).

4.2. Análise dos currículos

4.3. PROVA ESCRITA: 22-11-2017 das 8h30m às 12h, na sala de aula do PPG do Instituto de Zootecnia.

4.4. DEFESA DO CURRÍCULO: 22-11-2017 das 13h às 18h, 23-11-2017  (se necessário), na sala de aula do PPG do Instituto de Zootecnia.

4.5. Divulgação dos resultados finais em 13-12-2017.

 

A PROVA DE INGLÊS será composta por textos para interpretação e tradução, aplicada e corrigida por escola de inglês contratada pelo CPPG. O aluno que não atingir nota 6,0 na prova de inglês será desclassificado, não podendo realizar a 2ª fase do processo seletivo (PROVA ESCRITA) no dia seguinte. A 1ª fase do processo seletivo é apenas classificatória para a 2ª fase (PROVA ESCRITA), e, portanto a nota de inglês não compõem a nota final do candidato aprovado. Os membros do CPG responsáveis pelas provas de inglês serão os docentes: Ricardo Lopes Dias da Costa e Claudia Cristina Paro de Paz.

 

A PROVA ESCRITA será composta de quatro (04) questões de conhecimentos gerais e uma (01) de conhecimentos específicos, que o aluno pode escolher a questão que deve responder (conhecimentos específicos) de acordo com a linha de pesquisa pretendida no ato da inscrição. O aluno que não atingir nota 5,0 na prova será reprovado no processo seletivo e não participará da 3ª fase do processo (DEFESA DO CURRÍCULO). Os membros do CPG responsáveis pelas provas de conhecimentos gerais serão os docentes: Sarah Figueiredo Martins Bonilha e Flavia Maria Andrade Gimenes.

 

A DEFESA DO CURRÍCULO será realizada por uma banca para as três linhas de pesquisa. Esta banca será composta pelo coordenador do programa mais 2-4 (dois a quatro) docentes membros ou não do conselho: Claudia Cristina Paro de Paz, Ricardo Lopes Dias da Costa, Maria Eugênia Z. Mercadante, Renata H. Branco, Flavia M Gimenes.

A Análise dos currículos será realizada pelos membros docentes responsáveis: Maria Eugênia Z. Mercadante e Claudia Cristina Paro de Paz.

 

A NOTA FINAL será composta de acordo com a fórmula e a tabela de pontos, descritas no Anexo I.

 

O presente regulamento entrará em vigor a partir desta data.

 

 

ANEXO I

1. A nota final para classificação será composta pela fórmula:

Pontuação total= {(PCV/MGC x 5,5)+(NP/MGP x 4,5)}

PCV = Pontos do currículo;

NP = Somatório das notas das provas de Conhecimentos Gerais (G) e Específicos (E);

MGC =Média Geral do currículo;

MGP= Média Geral da Prova (G e E);

 

2. Tabela de pontos para análise do currículo:

ESPECIFICAÇÃO - PONTOS

Especialização (+ de 01 ano) na área - 4,0 a 8,0;

Especialização (+ de 01 ano) fora da área - 2,0 a 4,0;

Artigo completo publicado em periódicos nacional ou estrangeiro (com ISSN) – de 0,1 a 5,0 (de acordo com o fator de impacto do periódico);

Artigo em Jornal – 0,25;

Artigo de divulgação – 0,25;

Trabalho de TCC ou monografia com ficha catalográfica – 1,0;

Participação (simples) em congresso ou curso - 0,1;

Resumo simples*, expandido** e completo*** publicado em anais de evento nacional - 0,5 a 1,0;

Resumo simples, expandido e completo publicado em anais de evento estrangeiro - 0,75 a 1,25;

Livro publicado com as temáticas das linhas de pesquisa do mestrado (com ISBN) - 6,0;

Capítulo de livro publicado relacionado com as temáticas das linhas de pesquisa do mestrado (com ISBN) - 3,0;

Manual didático - 0,5;

Monitoria (por semestre) - 0,5;

Orientação de trabalho de conclusão de curso de graduação (TCC) ou de aluno -1,0 a 3,0;

Reprovação em disciplinas de graduação (cada): (-1,5);

Disciplina cursada em programa de Pós-graduação (cada) - 1,0;

Palestras - 0,5 a 5,0;

Iniciação científica com bolsa (FAPESP, CNPq, etc.) – 2,0 pontos por semestre - máximo 15,0;

Estágio sem bolsa em Instituto de Pesquisa cada 200 hs - 0,5 a 10,0;

Estágio Fazenda/Empresa cada 200hs - 0,25 a 5,0;

Aula no 3º grau (semestre) - 1,0 a 5,0;

Aula no 2º grau (semestre) - 0,5 a 3,0;

Prêmios – 0,5;

Organização de Eventos – 0,5.

 

* resumo simples: um único parágrafo

** resumo expandido: resumo de uma página, contendo introdução, material e métodos, resultados, etc.

*** resumo completo: resumo de duas páginas ou mais, contendo introdução, material e métodos, etc.



Envie a um amigo

Adicione ao Favoritos

Imprimir


Rua Heitor Penteado, 56 - CEP 13380-011 - Nova Odessa - São Paulo - Brasil
Fone (19) 3476-0964 - Fax (19) 3476-0961 - pgiz@iz.sp.gov.br