INSCRIÇÕES E SELEÇÃO
Edital de Abertura de Inscrições
O Instituto de Zootecnia – APTA/SAA torna público que, no período
de 01 de março a 28 de abril de 2023, estarão abertas as inscrições para fins de seleção
de candidatos a “ALUNO REGULAR” no Programa de Pós-Graduação em Produção
Animal Sustentável, para ingresso no 2º Semestre de 2023 no curso de
mestrado Stricto sensu.
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INSCRIÇÕES
1.1 As inscrições deverão ser efetuadas
exclusivamente através do endereço eletrônico do Programa de Pós-graduação do
Instituto de Zootecnia: iz.pg@sp.gov.br, no período de 01/03/2023 a 28/04/2023.
Maiores informações podem ser obtidas
pelo site www.iz.sp.gov.br, link Pós-Graduação - Processo Seletivo 2º semestre de
2023.
1.2 A efetivação da inscrição estará condicionada ao encaminhamento
dos documentos abaixo relacionados, via endereço eletrônico iz.pg@sp.gov.br
2. DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA INSCRIÇÃO:
Os documentos deverão ser encaminhados diretamente através do
e-mail do Programa de Pós-Graduação, devidamente identificado com nome do
candidato na seguinte ordem:
2.1. Requerimento de
inscrição
2.2. Linhas
de pesquisa
2.3. Fotocópia simples e legível dos seguintes documentos:
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Cédula de identidade (obrigatoriamente RG) ou RNE para
candidatos estrangeiros;
- CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- Título de Eleitor com comprovante da última eleição;
- Documento Militar;
- Diploma universitário ou Certificado de conclusão do Curso
Superior, ou Declaração de candidatos em fase de conclusão do curso;
- Histórico Escolar da Graduação, incluindo reprovações;
2.4. Curriculum vitae (modelo
plataforma Lattes do CNPq, acrescido de informações que o candidato julgar
importantes) com os respectivos documentos comprobatórios numerados.
2.5. Atestado da Instituição de origem
liberando o candidato em tempo integral para a realização do curso, quando
houver vínculo empregatício.
2.6. Comprovante ORIGINAL de
pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00. O pagamento deve ser
feito através de depósito bancário em nome da FUNDAG - Fundação de Apoio à
Pesquisa Agrícola, CNPJ 61.705.380/0001-54, Banco do Brasil, Agência 3360-X,
Conta corrente: 4200-5.
OBS: Não serão aceitos pagamentos realizados
através de envelopes depositados no caixa eletrônico.
Nota: Para os candidatos cuja documentação seja apresentada de
maneira incompleta, as inscrições serão indeferidas. Será aceita somente a
seguinte exceção: caso o candidato ainda não tenha diploma de graduação, por
estar em período de expedição, poderá apresentar uma declaração da instituição
de ensino da data de colação de grau, com data atualizada. Neste caso, o
diploma de graduação deverá ser apresentado no ato da matrícula ou no decorrer
do curso antes do prazo de 6 (seis) meses.
2.8. Três nomes de profissionais da área que possam fornecer
referência do candidato (formato Word, com o nome do profissional, área em que atua,
endereço eletrônico e telefone);
2.9. Uma foto 3x4, recente.
2.10. As inscrições serão homologadas em reunião do Conselho de
Pós-graduação em Produção Animal
Sustentável do Instituto de Zootecnia a ser realizada no dia 03/05/2023.
2.11. O processo seletivo será realizado online,
no período de 22 a 26 de maio de 2023 e compreenderá as seguintes fases: a) PROVA DE INGLÊS (realizada online, com duração de até 2
horas, agendada com cada aluno que teve a inscrição homologada); b) PROVA ESPECÍFICA E DE CONHECIMENTOS GERAIS (realizada online, com duração de até 3 horas, agendada com cada aluno
que comprovou proficiência em inglês); c) DEFESA DO CURRÍCULO (agendada com cada
aluno, também online).
2.12. A divulgação dos resultados
finais ocorrerá em 23/06/2023. Os resultados serão divulgados no site do
Instituto de Zootecnia.
2.13. Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Exame de
Seleção de Pós-Graduação, em exercício na ocasião, ouvindo o Conselho da
Pós-Graduação do Instituto de Zootecnia.
IMPORTANTE:
- Pagamentos agendados não serão permitidos.
- A entrega da documentação é de inteira responsabilidade do
candidato.
- Para sua garantia, faça a impressão do comprovante de inscrição.
- Não haverá isenção, nem devolução do valor da taxa de inscrição
e prova de inglês, seja qual for o motivo alegado.
- Quanto à documentação do currículo. O currículo na Plataforma
Lattes poderá ser obtido no endereço: www.cnpq.br.
- Artigos publicados deverão ser encaminhados na íntegra;
- Resumos em Eventos, Congressos, Reuniões, etc., deverão ser
documentados com certificados de apresentação e cópia do resumo;
- Nos comprovantes de cursos e estágios deverá constar carga
horária;
- Bolsistas de Iniciação Científica ou outros bolsistas deverão
apresentar Termo de Outorga de Bolsa ou ofício assinado pelo órgão responsável
pela bolsa.
3. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL
SUSTENTÁVEL:
O programa é destinado aos
profissionais com diploma de curso superior em Zootecnia, Agronomia, Medicina
Veterinária, Ciências Biológicas, Ciências Exatas e áreas afins e tem por
objetivo geral a formação de profissionais aptos à docência, pesquisa e atuação
na área de produção animal, visando atender as necessidades de recursos humanos
de instituições públicas e privadas.
3.1 Vagas: Mestrado = até 15
(quinze) vagas
3.2. Linhas de pesquisa:
a) Recursos Genéticos,
Melhoramento e Reprodução Animal.
b) Intensificação e
Sustentabilidade de Sistemas de Produção.
c) Segurança Alimentar, Ambiência
e Bem-Estar Animal.
4. SELEÇÃO
4.1. O candidato deverá preferencialmente encaminhar CERTIFICADO DE PROFICIÊNCIA EM
INGLÊS no ato da inscrição. Notas mínimas exigidas -
TEAP: 55 - aprovado na proficiência em inglês; TOEFL iBT: 50 -
aprovado na proficiência em inglês; IELTS: 5,0 - aprovado na
proficiência em inglês; DET: 50 –
aprovado na proficiência em inglês. O candidato que não apresentar o Certificado
de Proficiência em Inglês no ato da inscrição será submetido à PROVA DE INGLÊS,
a qual será agendada no período de 22 a 26 de maio de 2023, composta por textos
para interpretação e tradução, aplicada e corrigida por escola de inglês contratada
pelo CPPG. Será cobrado o valor de R$ 80,00 para aqueles que optarem em realizar a prova oferecida pelo
Programa, o pagamento deverá ser realizado junto com a taxa de inscrição. O aluno deverá tirar nota mínima de 6,0 (seis). O candidato
deverá provar proficiência em inglês (pela apresentação de um dos certificados
descritos acima, ou pela nota mínima de 6,0 (seis) na prova de inglês).
4.2. Análise dos currículos
4.3. PROVA ESPECÍFICA E DE CONHECIMENTOS GERAIS: será agendada
no período de 22 a 26 de maio de 2023 (realizada
online, com duração de até 3 horas, agendada com cada aluno que teve a
inscrição homologada).
4.4. DEFESA DO CURRÍCULO: será agendada com cada aluno, também online.
4.5. Divulgação dos resultados finais em 23/06/2023.
A PROVA DE INGLÊS
será composta por textos para interpretação e tradução, aplicada e corrigida
por escola de inglês contratada pelo CPPG. O aluno que não atingir nota 6,0 na
prova de inglês será desclassificado, não podendo realizar a 2ª fase do
processo seletivo (PROVA ESCRITA). A 1ª fase do processo seletivo é apenas classificatória para a 2ª fase (PROVA ESCRITA), e, portanto a nota de inglês
não compõem a nota final do candidato aprovado. Os membros do CPG responsáveis pelas provas de inglês serão os docentes: Ricardo Lopes Dias da Costa e Cecília José Veríssimo.
A PROVA ESPECÍFICA E DE CONHECIMENTOS GERAIS será composta de quatro (04) questões de
conhecimentos gerais e uma (01) de conhecimentos específicos, que o aluno pode
escolher a questão que deve responder (conhecimentos específicos) de acordo com
a linha de pesquisa pretendida no ato da inscrição. O aluno que não atingir
nota 5,0 na prova será reprovado no processo seletivo e não participará da 3ª
fase do processo (DEFESA DO
CURRÍCULO). Os membros do CPG responsáveis pelas provas de conhecimentos
gerais serão os docentes: Flávia Maria de Andrade Gimenes, Aníbal Eugênio Vercesi Filho e Fábio Morato Monteiro.
A DEFESA DO
CURRÍCULO será realizada por uma banca para as três linhas de pesquisa.
Esta banca será composta pelo coordenador do programa mais 2-4 (dois a quatro) docentes
membros ou não do conselho: Ricardo Lopes Dias da Costa, Claudia Cristina Paro de Paz, Waldssimiler Teixeira de Mattos, Lenira El Faro Zadra e Renata Helena Branco Arnandes.
A Análise dos
currículos será realizada pelos membros docentes responsáveis: Claudia Cristina Paro de Paz e Ricardo Lopes Dias da Costa.
A NOTA FINAL será composta de acordo com a fórmula e a tabela de
pontos, descritas no Anexo I.
O presente regulamento entrará em vigor a partir desta data.
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ANEXO I
1. A nota final para classificação será composta pela fórmula:
Pontuação total= {(PCV/MGC x 5,5)+(NP/MGP x 4,5)}
PCV = Pontos do currículo;
NP = Somatório das notas das provas de Conhecimentos Gerais (G) e
Específicos (E);
MGC =Média Geral do currículo;
MGP= Média Geral da Prova (G e E);
2. Tabela de pontos para análise do currículo:
ESPECIFICAÇÃO - PONTOS
Especialização (+ de 01 ano) na área - 4,0 a 8,0;
Especialização (+ de 01 ano) fora da área - 2,0 a 4,0;
Artigo completo publicado em periódicos nacional ou estrangeiro (com
ISSN) – de 0,1 a 5,0 (de acordo com o fator de impacto do periódico);
Artigo em Jornal – 0,25;
Artigo de divulgação – 0,25;
Trabalho de TCC ou monografia com ficha catalográfica – 1,0;
Participação (simples) em congresso ou curso - 0,1;
Resumo simples*, expandido** e completo*** publicado em anais de
evento nacional - 0,5 a 1,0;
Resumo simples, expandido e completo publicado em anais de evento
estrangeiro - 0,75 a 1,25;
Livro publicado com as temáticas das linhas de pesquisa do
mestrado (com ISBN) - 6,0;
Capítulo de livro publicado relacionado com as temáticas das
linhas de pesquisa do mestrado (com ISBN) - 3,0;
Manual didático - 0,5;
Monitoria (por semestre) - 0,5;
Orientação de trabalho de conclusão de curso de graduação (TCC) ou
de aluno -1,0 a 3,0;
Reprovação em disciplinas de graduação (cada): (-1,5);
Disciplina cursada em programa de Pós-graduação (cada) - 1,0;
Palestras - 0,5 a 5,0;
Iniciação científica com bolsa (FAPESP, CNPq, etc.) – 2,0 pontos
por semestre - máximo 15,0;
Estágio sem bolsa em Instituto de Pesquisa cada 200 hs - 0,5 a
10,0;
Estágio Fazenda/Empresa cada 200hs - 0,25 a 5,0;
Aula no 3º grau (semestre) - 1,0 a 5,0;
Aula no 2º grau (semestre) - 0,5 a 3,0;
Prêmios – 0,5;
Organização de Eventos – 0,5.
* resumo simples: um único parágrafo
** resumo expandido: resumo de uma página, contendo introdução,
material e métodos, resultados, etc.
*** resumo completo: resumo de duas páginas ou mais, contendo
introdução, material e métodos, etc. |